Atenção concurseiros! Um novo concurso TJ GO (Tribunal de Justiça de Goiás) está no radar para ser ofertado ainda em 2021. A previsão é de que sejam ofertadas 101 vagas de Analista Judiciário do 1º grau de jurisdição.
Concurso TJ GO: vagas previstas
O Tribunal de Justiça de Goiás afirmou que não haverá vagas separadas por região no novo concurso TJ GO, pois a intenção é criar um cadastro unificado de servidores, que serão lotados conforme a necessidade do órgão.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
A informação foi citada na Resolução nº 148, publicada no dia 12 de maio de 2021, quando foi apresentada pelo presidente do tribunal, desembargador Carlos Alberto França, e aprovada pelo colegiado.
O presidente goiano afirmou que unificação das vagas será mais benéfica aos trabalhos da Justiça Estadual.
“A realidade do teletrabalho alterou bastante a questão, uma vez que a atuação antes dependia da presença física dos servidores na comarca. Além disso, sem a separação regional, é possível lotar servidores conforme forem apuradas demandas nas comarcas”, disse.
Segundo a previsão, serão ofertadas 101 vagas de Analista Judiciário do 1º grau de jurisdição. A autorização da seleção foi dada por meio de aval no último dia 3 de maio.
Concurso TJ GO: cargos vagos aumentaram previsão de vagas
Anteriormente, estavam previstas 99 vagas imediatas para o novo concurso. Entretanto, exonerações e aposentadorias aconteceram em um curto espaço de tempo, elevando o quantitativo estimado para o concurso.
O presidente do tribunal declarou que o novo edital virá para preencher as vacâncias que consternam o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que possui atualmente 195 cargos vagos na área de apoio, sendo 177 somente da carreira de Analista Judiciário. Confira:
- Analista – área de apoio judiciário e administrativo – 50 cargos vagos;
- Analista – área especializada – 20 cargos vagos;
- Analista – área judiciária – 50 cargos vagos;
- Analista – oficial de justiça avaliador – 57 cargos vagos.
“Já mandei fazer um levantamento, para ver a possibilidade de nós lançarmos um concurso público para analista judiciário, que é a área de apoio do judiciário. É claro que todo estudo deixa o gestor sujeito às normas de responsabilidade fiscal”, disse Carlos Alberto França.
Lembrando que o cargo de Analista Judiciário exige o nível superior completo para inscrição dos candidatos.
Último concurso TJ GO
Publicado em 2014, o último concurso TJ de Goiás contou com a oferta de 474 vagas imediatas de Analista Judiciário. A validade do certame já foi expirada.
Na época, os salários iniciais chegavam a R$ 3.879,91 para as oportunidades que foram distribuídas pelas 13 regiões judiciárias do estado.
A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliou os concorrentes por meio de provas objetivas e discursivas, com questões sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Geo-História de Goiás), Conhecimentos Específicos e Legislação Complementar.
Entretanto, para o cargo de Analista área especializada, foram cobradas Noções de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, ao invés de Legislação Complementar e de Conhecimentos Específicos. Os concorrentes ainda tiveram que elaborar uma redação.