Boa notícia concurseiros maranhenses! O concurso
TJ MA (Tribunal de Justiça do Maranhão
) divulgou detalhes sobre a organização das provas, edital está próximo de ser publicado.
⇒ Confira todas as informações na página do concurso!
Detalhes do concurso TJ MA
Foi divulgado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, alguns detalhes sobre a organização das provas do certame para o preenchimento de cargos efetivos.
No dia 26 de junho, foi realizada uma reunião sugerindo alterações ao termo de referência do próximo concurso TJ MA.
A Assessoria Jurídica da Presidência da Corte, deu parecer favorável à escolha da FCC (Fundação Carlos Chagas) para coordenar e realizar a seleção.
O contrato ainda não foi divulgado, porém as alterações do Termo aproximam as etapas administrativas para que o concurso seja realizado o mais rápido possível.
As informações disponibilizadas no memorando são:
Provas Objetivas
a) Cargos de Nível Médio: 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos;
b) Cargos de Nível Superior: 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos.
Provas Discursivas
a) Cargos de Nível Médio: uma redação com 30 linhas de produção textual;
b) Cargos de Nível Superior: um estudo de caso de acordo com o cargo/especialidade.
As provas discursivas serão corridas aos candidatos habilitados e aprovados nas provas objetivas em quantidade a ser definida em comum acordo entre as partes, considerando ampla concorrência, candidatos negros e com deficiência.
Avaliação de Títulos
Os candidatos habilitados nas provas discursivas serão convocados para apresentação dos Títulos, conforme Resolução 15/2019 (Resolução do Concurso) e Edital.
Cotas de Inclusão Social
Do total de vagas disponíveis no concurso público, será destinado o percentual de 20% para os candidatos negros e pardos, conforme previsto nas Lei 12.990/2014 e Resolução 203/2015, e de 5% para os candidatos com deficiência.
O concurso TJ MA prevê a oferta de 63 vagas para cargos de níveis médio e superior. Um dos cargos ofertados será o de Oficial de Justiça, que está com a exigência de escolaridade sendo debatida pela Assembleia Legislativa do Estado e, assim, o TJ MA segue aguardando uma decisão para finalizar o edital com as devidas alterações.
De acordo com a Assembleia, este projeto deve entrar na pauta até o dia 18 de julho, quando se inicia o recesso legislativo.
O cargo de Oficial de Justiça, atualmente exige o nível médio completo e mediante a aprovação do Projeto de Lei, o cargo exigirá formação de nível superior em Direito. Poderão ser ofertadas vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário.