O concurso TJ MG poderá ter edital publicado em breve após a publicação de remoções internas realizada pelo órgão.
O novo edital TJ MG ofertará oportunidades para a carreira de Oficial Judiciário e Comissário da Infância e Juventude, ambas carreiras de nível médio de escolaridade.
Além disso, o novo certame já conta com a banca organizadora definida, o que aumenta ainda mais a expectativa para que o edital do concurso TJMG seja publicado ainda esse ano.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!E ainda, há quase dois anos, foi publicado o projeto básico do novo concurso TJ MG que descreve como serão as provas da nova seleção.
Índice
Concurso TJMG: expectativa de novo concurso aumenta após publicação de remoções internas
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu mais um passo em direção à realização de um novo concurso público. No Diário de Justiça do último dia 7 de janeiro, foi publicada a lista de servidores que tiveram seus pedidos de remoção deferidos, totalizando 51 novos colaboradores na Secretaria do TJMG.
Tradicionalmente, o processo de remoção antecede a abertura de concursos públicos, pois visa reorganizar o quadro funcional do órgão e identificar necessidades específicas.
Com a conclusão dessa etapa, cresce a expectativa de que o TJMG publique, nos próximos meses, o edital para o preenchimento de novas vagas.
Essa movimentação interna é vista como um indicativo de que o novo edital pode ser anunciado e publicado ainda em 2025.
Vale lembrar que o último concurso TJMG foi homologado em agosto de 2022, o que permite ao órgão dar início a um novo processo seletivo.
A banca organizadora do certame será a MS Concursos (Sarmento Concursos), cujo contrato foi prorrogado em setembro de 2024, com validade até 17 de abril de 2026.
A banca será responsável pela organização e publicação do edital TJ MG, bem como, pelo recebimento das inscrições e pela aplicação das etapas de seleção.
Detalhes do próximo concurso TJ MG
O próximo edital TJMG deverá ofertar vagas para o cargo de Oficial Judiciário, com especialidades em:
- Oficial Judiciário
- Comissário da Infância e da Juventude
O número de vagas que serão ofertadas no novo certame ainda não foram divulgadas.
As oportunidades exigirão nível médio e terão salários iniciais que podem chegar a R$ 6,6 mil, considerando os benefícios oferecidos pelo tribunal.
Confira quais são as atribuições dos cargos que serão ofertados
Os aprovados para o cargo de Oficial Judiciário – Oficial Judiciário terão como atribuições executar atividades de suporte nas áreas judiciária e administrativa na Secretaria do Tribunal de Justiça e na Justiça de Primeira Instância; registrar, reunir e avaliar informações relativas a processos judiciais e procedimentos administrativos.
Além disso, devem auxiliar o magistrado nas audiências ou sessões de julgamento; redigir e digitar matéria relacionada à sua área de atuação; realizar atos para subsidiar a movimentação do processo e demais serviços administrativos; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico.
Já os aprovados para o cargo de Oficial Judiciário – Comissário da Infância e da Juventude terão como funções auxiliar no preparo de processos e promover medidas preliminares de instrução relativas a crianças e adolescentes, determinadas pelo juiz; lavrar auto de infração ao constatar violações das normas de proteção à criança e ao adolescente que configurem infrações administrativas.
Ademais, devem fiscalizar a execução das normas de assistência e proteção destinadas a crianças e adolescentes; cumprir determinações judiciais para esclarecer fatos ou circunstâncias que comprometam a segurança física e moral de crianças e adolescentes.
Provas e conteúdo programático
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais divulgou o projeto básico do concurso, com informações sobre o formato das provas e conteúdo previsto.
As provas objetivas deverão ser compostas por 80 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma correta. A divisão das questões será:
- Língua Portuguesa: 25 questões
- Noções de Direito: 25 questões
- Noções de Informática: 5 questões
- Conhecimentos Específicos: 20 questões
- Raciocínio Lógico: 5 questões
A previsão é de que as provas do concurso TJ MG sejam aplicadas nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso TJ MG!