Novidades no concurso TJ RJ ! Edital pode ser retomado em breve e as provas devem ser realizadas em novembro.
Lembrando que o edital do concurso poderá ser republicado a qualquer momento com 132 vagas, não mais 160, e novo valor da taxa de inscrição.
- Adquira: Apostila Completa concurso TJ RJ
- Adquira: Curso online completo TJ RJ
Novidades no concurso TJ RJ
Na última quarta-feira, 22, foi divulgado pela Assessoria de Imprensa do tribunal, que o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro , desembargador Henrique Figueira, anunciou a retomada do concurso TJ RJ para Técnicos e Analistas Judiciários.
De acordo com ele, as provas estão previstas para novembro deste ano e as nomeações de aprovados estão programadas para o primeiro semestre de 2022.
Lembrando que o concurso está suspenso desde março do ano passado, devido a pandemia do Coronavírus. A elaboração do edital de retomada da seleção está em fase final.
Agora, ao invés de 160 oportunidades, na retomada do concurso, serão disponibilizadas 132 oportunidades para preenchimento imediato, além de formação de cadastro de reserva.
Confira a seguir a nova distribuição das vagas:
O número de vagas para Técnico Judiciário, de nível médio, reduziu de 85 para 10. A maior parte da oferta ficou concentrada para o cargo de Analista.
Além disso, o tribunal formará um cadastro de reserva, que poderá ser usado durante o prazo de validade do concurso. O TJ do Rio de Janeiro tem o costume de chamar muitos aprovados como excedentes.
Deficit de servidores no TJ RJ
Até o final de 2020, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pode apresentar um deficit de 400 cargos, que geram potenciais reposições por candidatos aprovados no concurso TJ RJ. Esse número é referente à possível adesão ao PIA (Programa de Incentivo à Aposentadoria) mais as saídas recorrentes a cada mês.
Conforme informado, o deficit no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro vem crescendo cada mês. De acordo com uma projeção de vacâncias, até o ano de 2022, o déficit no órgão pode ser de:
- Até o final de 2020: 300 aposentadorias do PIA + 25 saídas mensais = 425 vacâncias;
- Ano 2021: 25 saídas por mês x 12 meses = 300 vacâncias;
- Ano 2022: 25 saídas por mês x 12 meses = 300 vacâncias;
- Total: 1.025 vacâncias em 03 (três) anos.
Prova será aplicada em novembro
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, com data prevista para o mês de novembro, com duração de 4 horas.
Os locais e horários das provas, serão informados no site da banca organizadora, Cebraspe.
Haverá ainda uma prova discursiva para os cargos de nível superior.
As cidades que receberam as provas são: Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Vassouras e Volta Redonda.
O conteúdo programático abrange os seguintes conteúdos:
Nível Médio
- Língua Portuguesa;
- Legislação Especial;
- Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Processual Civil: ;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Legislação.
Nível Superior – Conhecimentos Comuns
- Língua Portuguesa;
- Legislação Especial;
- Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
- Ética no Serviço Público.