O concurso
TJ RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
) alterou a composição dos membros da comissão organizadora. É previsto que o edital seja publicado no mês de setembro!
⇒ Confira todas as informações na página do concurso!
Comissão organizadora do concurso TJ RJ
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, alterou a comissão organizadora do concurso TJ RJ para o cargo de Juiz.
De acordo com presidente do tribunal, o edital do concurso para magistratura está previsto para se publicado no mês de setembro de 2019. Ele também confirmou que o certame irá ofertar 50 vagas para ingresso como Juiz Substituto. Esse é o número exato de vacâncias da carreira em todo o estado.
A presidência não adiantou o cronograma de inscrições e provas do concurso TJ RJ, uma vez que essas datas serão fechadas com a banca organizadora do certame, sendo a Fundação Vunesp.
O concurso tem o regulamento publicado desde o mês de dezembro de 2018. Além disso, como já existe a definição da comissão organizadora e bancas examinadoras definidas, o edital não deve demorar a ser publicado. A expectativa é que a mudança na comissão possa agilizar os trâmites internos.
A promessa é de que o andamento para o novo concurso TJ RJ seja o mais rápido possível. O candidato interessado em pleitear uma das vagas ofertadas, deverá ser bacharelado em Direito no mínimo três anos.
Além de atender os pré-requisitos de idade até 65 anos na data de inscrição e três anos de atividade jurídica. O salário inicial tem o valor de R$ 30.404,42.
Etapas do concurso TJ RJ
O regulamento do concurso TJ RJ divulgado no final de 2018, indica que os candidatos a Juiz Substituto serão avaliados por meio de cinco etapas, sendo elas:
1 etapa: Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
2 etapa: Prova Discursiva e Prática de Sentença, de caráter eliminatório e classificatório;
3 etapa: Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social, Exame de Sanidade Física e Mental, Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
4 etapa: Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório;
5 etapa: Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.
O certame ficará válido por 2 (dois) anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final. Durante esse período, o tribunal poderá chamar candidatos aprovados para suprir a carência deixadas pelos juízes.