Candidatos que realizaram a prova do concurso TJ SP no dia 8 de setembro de 2024, já podem conferir o gabarito definitivo.
A divulgação acontece após a anulação de quatro questões da prova objetiva. Saiba mais a seguir. Candidatos que se inscreveram para a Comarca da Capital, 1ª RAJ, deverão realizar a prova novamente no dia 24 de novembro. Entenda sobre essa situação.
Prestou a prova de Escrevente Técnico Judiciário do TJSP? Então continue aqui para conferir o gabarito e o que esperar das próximas etapas.
Gabarito TJ SP 2024
Realizou-se nesta segunda-feira, 28 de outubro, pelo site da Vunesp, a divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva para Escrevente do TJSP.
As provas foram aplicadas no dia 8 de setembro, em 10 cidades, que correspondem a Comarca sede de cada Região Administrativa Judiciária (RAJ).
Vale destacar, que no resultado dos recursos do gabarito da prova objetiva, divulgados anteriormente, o Tribunal de Justiça de São Paulo, anulou as questões 26,64,30 e 98, pelos seguintes motivos:
- As questões 26 e 64, por estarem em desconformidade com o conteúdo previsto no edital.
- A questão 30, por constar erro material na alternativa apontada como correta.
- No caso da questão 98, por apresentar duas alternativas corretas.
No mais, todos os candidatos que realizaram a prova objetiva, tiveram os pontos atribuídos das questões anuladas.
Confira a seguir, os gabaritos definitivos divulgados, conforme a versão da prova resolvida:
O candidato ao cargo de Escrevente TJ SP, responde a 100 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos, sendo:
I: : Língua Portuguesa,
II: : Conhecimentos em Direito;
III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).
Ademais, é necessário obter uma nota igual ou superior a 5 pontos no conjuntos dos três blocos, para ser habilitado para as próximas etapas.
Concurso Escrevente TJSP anulado
É preciso destacar primeiramente, que a anulação do concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo 2024, refere-se apenas aos candidatos que concorrem às vagas de Escrevente da 1ª Região Administrativa Judiciária, Comarca de São Paulo (Capital).
Conforme o comunicado do órgão, houve um erro operacional, onde um fiscal de sala, na E. E. Professor Aroldo de Azevedo; encerrou a prova uma hora antes do horário previsto.
Sendo assim, para garantir a isonomia entre os candidatos dessa região, foi tomada a decisão de anulação e remarcação da prova em uma data oportuna.
Quase 100 mil candidatos vão realizar a prova em novembro
A Vunesp divugou na página do concurso, a nova data da prova objetiva, dos candidatos da Comarca de São Paulo (Capital), sendo definido a data de 24 de novembro de 2024.
De acordo com a estatítisca de inscritos, 89.856 candidatos, deverão realizar a prova novamente na data marcada. Assim sendo, quem não compareceu no dia da primeira aplicação, poderá fazer a nova avaliação, visto que de acordo com o comunicado, a oportunidade se estende a todos os candidatos inscritos na Comarca.
No mais, o concurso TJSP Escrevente Técnico Judiciário 2024, registrou 181.966 inscrições.
Próximas etapas
Ademais, os candidatos habilitados na prova objetiva e dentro do limite estabelecido, seguirão para as próximas etapas, que constituem: prova prática (digitação), procedimentos de heteroidentificação e perícias biopsicossociais.
A prova prática tem caráter eliminatório e busca aferir o conhecimento e habilidades dos candidatos da seguinte forma:
- Digitação de um texto
- cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 (um mil e oitocentos) caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
A digitação será pontuada entre 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo aprovado, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos.
Entretanto, o candidato que transcrever o texto integral, sem erros, em no máximo 11 min, terá a pontuação total estabelecida.
Se você busca a nomeação no concurso TJ SP, precisa começar a se preparar para a prova de digitação (prática), que tem caráter eliminatório. Clique aqui e acesse esse vídeo que preparamos para você, com dicas da Assistente do Judiciário do Tribunal de Justiça SP, Mariana Coelho, que farão você obter nota máxima nessa etapa.
Por fim, o certame para Escrevente do TJ SP, está ofertando 572 vagas, para as Circunscrições Judiciárias que compõem a 2ª à 10ª RAJ, além da Comarca da Capital (São Paulo).
O cargo de Escrevente tem como requisito de escolaridade nível médio, com vencimento básico inicial de R$ 6.043,54 além de diversos benefícios, para uma jornada de 40h semanais.