Boa notícia, concurseiros! O concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) está ofertando 400 vagas para o cargo de Escrevente Judiciário e as inscrições começam em breve. Mas, o número de convocações poderá passar de 2 mil. Veja!
- Confira: Apostila TJ-SP 2023 – Escrevente
- Confira: Curso TJ-SP – Escrevente Técnico Judiciário
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso TJ SP: quando serão as convocações?
Sendo assim, foi publicado recentemente, neste mês de fevereiro, um novo concurso para o Tribunal de Justiça de São Paulo .
O certame, então, visa o preenchimento de 400 vagas, mas, cerca de 2 mil pessoas é que devem ser aprovados e convocações no concurso.
Isso porque 2 mil aprovados na prova objetiva serão chamados para realizar a prova prática (formatação e digitação de texto).
Vale destacar que a prática é a segunda etapa da seleção. Assim, se todos eles estiverem habilitados, estarão automaticamente classificados.
Assim, o concurso oferta oportunidades de nível médio para o cargo de Escrevente, que terão ganhos iniciais de R$5.480,54.
Ao todo, 300 vagas são para ampla concorrência, 20 reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs) e 80 para candidatos negros.
Vale destacar que os aprovados serão vinculados à comarca da capital paulista e terão jornada de 40 horas.
Fora o salário inicial, os contratados ainda farão jus aos auxílios saúde , alimentação e transporte.
Concurso TJSP: como realizar inscrição?
Portanto, as inscrições do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo começarão no dia 17 de fevereiro e vão se encerrar no dia 28 de março, às 16h.
Além disso, elas devem ser feitas por meio do site da Fundação Vunesp , banca organizadora da seleção.
Por fim, será preciso pagar uma taxa de inscrição que tem valor de R$ 81, devendo ser paga até o dia 29 de março.
Isenção da taxa
Entretanto, candidatos amparados pela Lei Estadual nº 12.782 poderão solicitar a redução de 50% do valor.
Assim, podem solicita, os estudantes matriculados em uma das séries do nível médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, e que recebam uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados.
Portanto, esse benefício pode ser solicitado das 10h do dia 17 até as 23h59 do dia 24 de fevereiro, também no site da banca.
Provas objetivas do concurso TJ SP serão aplicadas em maio
Posteriormente, os inscritos no concurso serão avaliados por meio de provas objetivas e práticas, que serão aplicadas dia 28 de maio.
Assim, os exames serão realizados em horários e locais diferentes; serão 5 horas de duração e 100 questões. Veja as disciplinas:
- Língua Portuguesa (24 questões);
- Conhecimentos em Direito (40);
- Conhecimentos Gerais
- Atualidades (06);
- Matemática (06);
- Informática (14); e
- Raciocínio Lógico (10).
Portanto, os candidatos precisarão acertar, pelo menos, 50% dos blocos I (Português) e II (Direito). Vale destacar que estes são eliminatórios!
Por fim, ainda, para ser convocado para a prova prática, será preciso se classificar até a seguinte posição:
- ampla concorrência: 1.500ª posição;
- PcD: 100ª posição; e
- negros: 400ª posição.
Por outro lado, a prova prática buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato.
Por isso, será usado o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.