Uma retificação foi tornada pública pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para o edital do concurso TJ SP. Houve alterações no conteúdo previsto no tocante à cobrança de jurisprudência. Certame oferta 845 vagas para Escrevente. Confira!
- Confira: Curso Online Grátis TJ SP
Concurso TJ SP: edital retificado
O edital do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo publicou uma retificação, com alterações no conteúdo previsto no tocante à cobrança de jurisprudência. Confira abaixo:
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Onde se lê: “Toda legislação e jurisprudência devem ser consideradas com as alterações e atualizações vigentes até a data da publicação deste Edital de Abertura de inscrições. Legislação e julgados com entrada em vigor após a publicação deste Edital de Abertura de inscrições poderão ser utilizados, quando supervenientes ou complementares a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação da(s) prova(s). Todos os tema englobam também a legislação que lhes é pertinente, ainda que não expressas no(s) conteúdo(s) programático(s).”
- Leia-se: “Toda legislação deve ser considerada com as alterações e atualizações vigentes até a data da publicação deste Edital de Abertura de inscrições. Legislação com entrada em vigor após a publicação deste Edital de Abertura de inscrições poderá ser utilizada, quando superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação da prova. Todos os temas englobam também a legislação que lhes é pertinente, ainda que não expressas no(s) conteúdo(s) programático(s)”.
A publicação da retificação já consta no Diário Eletrônico do TJ SP. A mudança é um alívio para os que lutam por uma das vagas do certame.
Concurso TJ SP: cargos vagos aumentam
O Portal da Transparência do Tribunal de Justiça de SP apontou em abril que já eram 6.074 cargos vagos de Escrevente na estrutura do tribunal.
- Adquira: Curso online completo TJ SP
- Adquira: Apostila completa TJ SP
Assim, o órgão poderá fazer um bom aproveitamento do cadastro reserva para reduzir o deficit de servidores, que é alto.
O concurso está ofertando 845 vagas imediatas para Escrevente Judiciário e será formado ainda um cadastro de reserva com até 8.835 aprovados.
Segundo o edital, 9.680 candidatos poderão ser convocados para a prova prática, sendo 845 das vagas imediatas e 8.835 podendo figurar no cadastro de reserva.
Confira a distribuição das vagas por região, clicando aqui.
O que é preciso para ser Escrevente?
A função de Escrevente exige o nível médio, mas os candidatos devem ficar atentos ainda a outros requisitos exigidos, que são:
- ser brasileiro nato, naturalizado ou ser português equiparado a brasileiro;
- ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;
- não ter sido condenado por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e os previstos na Lei nº. 11.343 de 23.08.2006;
- não ter sido condenado por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/92;
- ter concluído, até a data da posse, o Ensino Médio;
- gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- possuir na data da posse os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo e preencher as exigências para a posse previstas na Lei Estadual nº 10.261/1968 com suas atualizações.
- ser aprovado nas etapas do concurso TJ SP
Concurso TJ SP: etapas de seleção
Os candidatos inscritos no concurso do TJ de São Paulo serão avaliados por meio de duas etapas de seleção, sendo a primeira uma prova objetiva.
O exame, de caráter eliminatório e classificatório, está previsto para 31 de outubro. Serão 100 questões, sendo:
- 1ª etapa de avaliação – provas objetivas
- Bloco I: Língua Portuguesa – 24 questões
- Bloco II: Conhecimentos em Direito – 40 questões
- Direito Penal
- Direito Processo Penal
- Direito Processo Civil
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Normas da Corregedoria
- Bloco III: Conhecimentos Gerais – 36 questões
- Atualidades
- Matemática
- Informática
- Raciocínio Lógico
- 2ª etapa de avaliação – Prova Prática (Digitação)
- Composta por duas atividades (formatação e digitação).
Confira como estudar para os concursos TJ SP e TJM MG juntos, clicando aqui. Confira ainda provas anteriores para praticar, clicando aqui. Confira também, qual foi a nota de corte das últimas seleções, clicando aqui.