As provas do concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), foram aplicadas no último domingo, 31 de outubro! Os gabaritos serão publicados na quarta-feira (03). São 845 vagas para Escrevente!
Concurso TJ SP: provas aplicadas; e o gabarito?
Com inicialmente 223 mil participantes confirmados, as provas do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo foram aplicadas no último domingo, 31 de outubro.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostilas concurso TJ SP
- Adquira: Cursos Online concurso TJ SP
E, segundo a Fundação Vunesp, banca organizadora, o índice de faltosos nas provas foi de 32%, ou seja, 71.940 faltaram as avaliações, restando na disputa 152.874 candidatos.
Agora, na quarta-feira (03), segundo a previsão, ocorrerá a divulgação dos gabaritos preliminares das questões da prova. Eles serão disponibilizados no site da banca.
Vale destacar que quem não concordar com as respostas poderá entrar com recursos no período de 4 a 8 de novembro, também pelo site da banca.
Quem será considerado aprovado?
O resultado da prova será na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco.
Como foram as provas?
Aplicados em caráter eliminatório e classificatório, os exames objetivos contaram com um total de 100 questões, com as disciplinas:
- 1ª etapa de avaliação – provas objetivas
- Bloco I: Língua Portuguesa – 24 questões
- Bloco II: Conhecimentos em Direito – 40 questões
- Direito Penal
- Direito Processo Penal
- Direito Processo Civil
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Normas da Corregedoria
- Bloco III: Conhecimentos Gerais – 36 questões
- Atualidades
- Matemática
- Informática
- Raciocínio Lógico
E as provas práticas?
Para os aprovados nas provas objetivas, haverá uma prova prática de formatação e digitação, que ainda não teve data informada.
Nela os candidatos deverão comprovar as habilidades utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
Lembrando que a prova valerá de 0 a 10 pontos e para ser aprovado o candidato deverá obter nota igual ou superior a 05 pontos.
Segundo o edital, “os concursos de Escrevente Técnico Judiciário para as Circunscrições Judiciárias que compõem as 2ª, 3ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Administrativas Judiciárias, têm prazo de validade até 22.06.2022, não podendo haver nomeações deste concurso para estas Circunscrições enquanto vigentes os citados concursos”.
Concurso TJ SP: O que é preciso para ser Escrevente?
Além do nível médio, a carreira de Escrevente pede ainda vários outros requisitos, sendo eles:
- ser brasileiro nato, naturalizado ou ser português equiparado a brasileiro;
- ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;
- não ter sido condenado por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e os previstos na Lei nº. 11.343 de 23.08.2006;
- não ter sido condenado por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/92;
- ter concluído, até a data da posse, o Ensino Médio;
- gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- possuir na data da posse os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo e preencher as exigências para a posse previstas na Lei Estadual nº 10.261/1968 com suas atualizações.
- ser aprovado nas etapas do concurso TJ SP
Concurso TJ SP está ofertando um total de 845 vagas
O concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo está ofertando 845 vagas para todas as comarcas do estado.
São 400 vagas são para a capital, 60 para a grande São Paulo e 385 distribuídas por todo o Estado, interior e litoral, para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.
Vale destacar que o edital prevê que 5% das vagas fiquem reservadas para PcDs e 20% para candidatos negros.
O salário inicial é de R$ 4,9 mil e podem chegar a R$ 6,9 mil com os benefícios. Confira a distribuição das vagas por região, clicando aqui.