Os trâmites para a realização do concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) estão avançando, e de acordo com o desembargador, presidente do órgão, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, serão ofertadas 300 vagas.
“A ideia é fazer (o concurso) entre agosto e setembro. Vamos aguardar e ver como anda o recrudescimento da Covid” disse o presidente do Tribunal de Justiça.
Porém, o desembargador não deixa claro se os prazos são para a publicação do edital ou para a aplicação das fases do concurso.
- Adquira: Apostilas concurso TJ SP
- Adquira: Cursos Online concurso TJ SP
Além disso, foi confirmada a Vunesp como banca organizadora do certame, assim a próxima e última etapa é a publicação do edital.
“Estamos conversando com a [Fundação] Vunesp, que é quem faz materialmente o concurso, porque eles terão que contratar mais prédios para respeitar o distanciamento social. A primeira prova é presencial e elimina 19 mil de 20 mil participantes” explicou ainda sobre a realização das provas e a questão da biossegurança.
Edital concurso TJ SP
Por enquanto, o concurso público pretende abrir vagas para o cargo de Juiz Substituto. E para concorrer à carreira é necessário ter ensino superior em Direito e, no mínimo, 3 anos de experiência na atividade jurídica.
A princípio, os salários iniciais são de R$ 28.883,97. Porém, com progressões na carreira, esse valor pode chegar até R$ 35.462,22 no cargo de Desembargador.
Segundo o Portal da Transparência, o TJ SP está com 329 vacâncias para o cargo de Juiz Substituto. Com o número de vagas reveladas, o concurso irá cobrir boa parte dessas vacâncias.
Etapas do concurso
O concurso para Juízes Substitutos traz como 1ª etapa as Provas Objetivas. Em 2018 contou com a mesma estrutura, e a banca Vunesp também foi a organizadora do concurso público.
Na época, foram 100 questões divididas em 3 blocos diferentes, sendo as disciplinas cobradas:
Bloco I
- Direito Civil, Processual Civil;
- Direito do Consumidor e da Criança e do Adolescente.
Bloco II
- Direito Penal, Processual Penal;
- Direito Constitucional e Eleitoral.
Bloco III
- Direito Empresarial, Tributário;
- Direito Ambiental e Administrativo.
Já a 2ª etapa, foi de Provas Escritas, realizada em 2 dias diferentes. A primeira, foi uma prova discursiva, com questões relacionadas a Noções Gerais de Direito e Formação Humanística.
Os candidatos ainda fizeram a lavratura de sentenças, de natureza cível e natureza criminal. Os aprovados foram convocados para as seguintes etapas: Sindicância da Vida Pregressa, Investigação Social, Exame de Sanidade Física e Mental e Avaliação Psicológica. Também houve a Prova Oral.