Boa notícia concurseiros! Um novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), para Juízes Substitutos, está no radar. Os preparativos foram iniciados. Veja detalhes da última seleção!
- Confira: Curso grátis TJ-SP
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso TJ SP: quando sai o edital?
Ainda não se sabe! Isso porque foram iniciados os preparativos do 190° concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo .
Serão vagas para Juiz Substituto, que exige Bacharelado em Direito há três anos, no mínimo, e três anos de atividade jurídica.
Além disso, é preciso também ter até 65 anos para se inscrever. Já o salário inicial é de R$28.883,97.
Assim, a indicação da presidência da comissão organizadora está na pauta da próxima sessão administrativa do Órgão Especial, marcada para esta quarta-feira (21).
Vale destacar ainda que a proposta é que a desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida.
Além disso, compõem a presidência, os desembargadores Vicente de Abreu Amadei e Milton Paulo de Carvalho Filho.
Entretanto, não há ainda informações sobre número de vagas, prazos para publicação do edital e aplicação das provas, o que deve sair em breve.
Último concurso TJ SP para Juízes foi recente
Assim, quem quer começar a pensar em estudos, pode ficar de olho no último edital do Tribunal de Justiça de São Paulo , que foi publicado em 2021.
Portanto, na época fora ofertadas 266 vagas, sendo 200 para ampla concorrência, 53 para negros e 13 para pessoas com deficiência.
Além disso, a Fundação Vunesp foi a banca organizadora, que avaliou os inscritos por meio de cinco etapas de seleção. Portanto, veja quais:
- 1ª etapa: prova objetiva;
- 2ª etapa: prova escrita;
- 3ª etapa: inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exames de sanidade física e mental; avaliação psicológica;
- 4ª etapa: prova oral;
- 5ª etapa: avaliação de títulos.
Sendo assim, a tendência é que essa estrutura seja mantida no próximo concurso, uma vez que nem um ano se passou desde a última seleção.
Como foram as provas?
No último concurso os inscritos foram avaliados por meio de 100 questões na prova objetiva, que foi dividida em três blocos. Portanto, veja:
- I (30 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente;
- II (35 questões): Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;
- III (35 questões): Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
Para ser considerado habilitado foi preciso, no mínimo, 30% de acerto das questões em cada bloco.
Além disso, o candidato teve que alcançar média final de, pelo menos, 60% de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos.