Na última semana o concurso público para o TJM MG foi cancelado. A informação foi repassada pelo próprio Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais em nota oficial. O motivo alegado foi “conveniência administrativa”.
Inicialmente o concurso TJM MG foi publicado em janeiro de 2020, mas foi suspenso em março, devido a pandemia do Coronavírus. Havia expectativa para o certame voltar agora em 2021, no entanto, o concurso foi revogado.
- Adquira: Apostila concurso TJM MG
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Unificação das carreiras
Em dezembro de 2020, houve a aprovação para unificar as carreiras, o que parecia um bom indício de que o concurso TJM MG iria acontecer.
Por outro lado, mesmo com o cancelamento do concurso, a unificação das carreiras ainda pode acontecer. Agora, o projeto de lei vai para um segundo turno no Plenário e, provavelmente, será sancionado.
Ainda não ficou claro como a unificação das carreiras afetaria o edital, sendo assim não é certeza se esse foi o motivo da revogação. Contudo o tribunal deverá refazer todo o planejamento do concurso e lançar um novo edital previsto para este ano.
Como era o edital do concurso TJM MG
O edital do concurso TJM MG ofertava 24 vagas, sendo:
- 20 vagas para Oficial Judiciário (Nível Superior);
- 4 vagas + cadastro reserva para Técnico Judiciário (Nível Médio).
As remunerações iniciais variavam de R$ 3.692.61 e R$ 5.782,78.
Qual a diferença entre concurso cancelado e suspenso?
Por causa da pandemia da Covid-19 a maioria dos concursos públicos foram suspensos no ano passado. E, como esperado, os certames estão voltando gradualmente agora em 2021.
A diferença entre concurso cancelado e suspenso está justamente nessa situação: o concurso suspenso é aquele que vai voltar em algum momento.
Já o concurso cancelado não tem mais expectativa para aquele edital. É o caso do TJM MG que, caso queira realizar outro concurso público, não poderá voltar com o mesmo edital.