TJMG: O que falta para o novo edital ser publicado?

Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com texto sobre a imagem escrito Concurso TJMG
TJMG: O que falta para o novo edital ser publicado?

O concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) está com o edital iminente, portanto, confira o que falta para o novo edital ser publicado.

O TJMG ofertará vagas para cargos de Oficial Judiciário e Comissário de Infância e Juventude, de nível médio de escolaridade.

Ficou interessado(a)? Fique e confira o que falta para o novo edital TJMG ser publicado!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Quando o edital do concurso TJMG poderá ser publicado?

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais aguarda a homologação e nomeação dos aprovados no concurso de 2022 antes de lançar um novo concurso. A informação foi divulgada por Felipe Rodrigues, diretor de assuntos jurídicos do Sinjus (Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais).

De acordo com Rodrigues, todos os procedimentos burocráticos que poderiam atrasar o início do novo concurso TJMG foram concluídos. No entanto, o TJMG enfrenta alegações de dificuldades orçamentárias que estão retardando a publicação do edital.

A banca organizadora para a nova seleção foi definida como a empresa MS Concursos. A necessidade de um novo concurso foi discutida recentemente em uma reunião entre o novo presidente do TJMG e representantes sindicais.

A expectativa é que, uma vez resolvida a situação financeira, o TJMG avance com o processo para a abertura do novo concurso, visando preencher as vagas necessárias e fortalecer o quadro de pessoal do tribunal.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

Quais serão os cargos ofertados no concurso TJMG?

O novo concurso TJMG ofertará oportunidades de nível médio de escolaridade para os cargos de Oficial Judiciário e Comissário de Infância e Juventude. O número exato de vagas ainda não foi divulgado, mas o processo seletivo está se aproximando. Para participar, os candidatos devem possuir diploma de conclusão do ensino médio, expedido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais são as atribuições dos cargos ofertados no concurso TJMG?

Os aprovados para o cargo de Oficial Judiciário do TJMG serão responsáveis por executar atividades de suporte nas áreas judiciária e administrativa na Secretaria do Tribunal de Justiça e na Justiça de Primeira Instância. Entre as suas funções estão registrar, reunir e avaliar informações relativas a processos judiciais e procedimentos administrativos, auxiliar magistrados durante audiências e sessões de julgamento, redigir e digitar documentos relacionados à sua área de atuação, e realizar atos para subsidiar a movimentação de processos e outros serviços administrativos.

Além disso, o Oficial Judiciário deverá substituir a chefia em casos de impedimento ou afastamento, participar de comissões e grupos de trabalho, e executar outras atividades conforme necessidade, incluindo o processo judicial eletrônico.

Quer ingressar na carreira pública? Confira aqui todos os concursos abertos no estado de Minas Gerais!

Já para o cargo de Comissário de Infância e Juventude do TJMG, as atribuições incluem auxiliar no preparo de processos e promover medidas preliminares de instrução relativas a crianças e adolescentes conforme determinações judiciais. Este profissional também lavrará auto de infração em casos de violação das normas de proteção à criança e ao adolescente, fiscalizará a execução das normas de assistência e proteção aplicáveis, e cumprirá determinações judiciais para esclarecer fatos que possam comprometer a segurança física e moral de crianças e adolescentes.

Ademais, outras responsabilidades incluem auxiliar na criação e manutenção de cadastro de crianças e adolescentes sob acolhimento familiar e institucional, substituir a chefia em casos de impedimento ou afastamento, e participar de comissões e grupos de trabalho, além de executar outras atividades relacionadas à sua função, incluindo o processo judicial eletrônico.

Estude para o concurso TJMG

Estudar para o concurso TJMG utilizando os materiais do Nova Concursos pode ser uma excelente estratégia para alcançar um bom desempenho.

Clique aqui e confira todos os materiais do TJMG.

A Nova Concursos oferece uma gama completa de recursos didáticos, incluindo apostilas atualizadas, videoaulas e cursos online que são especialmente projetados para atender às exigências do edital do TJMG, combinando teoria e prática, esses materiais ajudam a construir uma base sólida de conhecimento e o aprimoramento de habilidades essenciais para a prova.

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias!