Concurso TRT 10 tem cargos e etapas de seleção revelados!

O concurso TRT 10 ofertará vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, de nível superior de escolaridade e contará com três etapas de seleção.

Fachada do prédio doTribunal Regional do Trabalho da 10ª Região / Concurso TRT 10
Concurso TRT 10 tem cargos e etapas de seleção revelados

O concurso TRT 10 (Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região) divulgou quais serão os cargos e as etapas de seleção do novo certame.

As vagas do concurso serão destinadas para as carreiras de Analista e Técnico Judiciário que exigem o nível superior de escolaridade.

Ao todo, conforme o projeto básico, o concurso contará com três etapas de seleção e terá as provas realizadas nas cidades de Brasília (DF) e Palmas (TO).

Confira os cargos que serão ofertados no concurso TRT 10

A quantidade de vagas a serem ofertadas no concurso ainda não foi divulgada, porém é direcionado para candidatos com formação de nível superior de escolaridade. Confira quais serão os cargos ofertados no certame:

Analista Judiciário

  • Analista Judiciário – Área Judiciária
    • Sem Especialidade
    • Especialidade: Oficial de Justiça e Avaliador Federal
  • Analista Judiciário – Área Administrativa – Especialidade: Contabilidade
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado
    • Arquivista
    • Arquivologia
    • Comunicação Social
    • Enfermagem do Trabalho
    • Engenharia Civil
    • Estatística
    • História
    • Medicina (Cardiologia)
    • Serviço Social
    • Tecnologia da Informação

Técnico Judiciário

  • Técnico Judiciário – Área Administrativa
    • Sem Especialidade
    • Especialidade: Agente da Polícia Judicial

Os requisitos de inscrição variam de acordo com a especialidade, sendo permitida a participação de candidatos com diploma em qualquer área ou em cursos específicos.

Quais serão as etapas de seleção do edital TRT 10?

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região anunciou detalhes sobre o processo seletivo para os cargos de Técnico e Analista Judiciário, que será dividido em três etapas de avaliação: prova objetiva, prova discursiva e, exclusivamente para o cargo de Técnico Judiciário na especialidade de Agente da Polícia Judicial, um teste de aptidão física.

A prova objetiva, composta por 120 questões no formato Certo ou Errado, será distribuída em 70 questões de conhecimentos específicos e 50 de conhecimentos gerais.

Além disso, os candidatos a Analista Judiciário responderão a uma questão discursiva sobre conhecimentos específicos, com limite de 30 linhas. Já os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário desenvolverão uma redação de tema atual, também em até 30 linhas.

Os candidatos que disputam o cargo de Agente da Polícia Judicial deverão passar, ainda, por um teste físico que envolve barra fixa, flexão abdominal e uma corrida de 12 minutos.

[the_ad id=”230282″]

Concurso TRT 10 tem contrato com a banca assinado

No dia 7 de novembro, o TRT10 oficializou o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) como banca organizadora do seu novo concurso.

A escolha da banca é um marco importante na organização do certame, e o contrato formalizando a parceria foi publicado no dia 12 de novembro, delineando as obrigações e responsabilidades de cada parte.

A expectativa é que o edital seja lançado ainda este mês, embora ainda não haja uma data oficial definida. Com a contratação do Cebraspe, caberá à instituição a tarefa de realizar as inscrições e coordenar outras etapas fundamentais, como a aplicação das provas escritas.

A assinatura do contrato entre as partes foi autorizada pela gestão do TRT10, o que permitirá o próximo passo: alinhar os prazos para a publicação do edital.

O concurso TRT 10 foi autorizado em 25 de junho deste ano, com uma previsão inicial de que as provas ocorressem entre o final de 2024 e o início de 2025.

Dada a proximidade do fim do ano, estima-se que as avaliações sejam realizadas somente em 2025, uma vez que não há tempo hábil para a aplicação até o último domingo de 2024, dia 29 de dezembro.

Caso o contrato com a banca seja assinado nos próximos dias, o edital poderá ser publicado ainda em 2024, possibilitando que os candidatos iniciem o próximo ano já preparados para o concurso do TRT 10.

Candidatos do concurso TRT 10 terão direito a isenção de taxa

Segundo o projeto básico, os candidatos interessados em participar do concurso do TRT 10 deverão se inscrever exclusivamente pelo site da banca organizadora, onde também será necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição para que o processo de candidatura seja homologado.

O valor da taxa ainda não foi divulgado, mas será informado em breve.

Para apoiar aqueles que possuem dificuldades financeiras ou atendem a requisitos específicos, o edital prevê a possibilidade de isenção da taxa de inscrição.

Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), utilizado para programas sociais do governo federal, e doadores de medula óssea registrados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde poderão solicitar a isenção da taxa.

O prazo para esse pedido de isenção será estipulado e divulgado junto com o cronograma oficial do concurso.

Quer ingressar na carreira tribunal? Confira aqui todos os concursos para carreiras tribunais!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso TRT 10!