Atenção, concurseiros! O concurso TRT BA (Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região – Bahia) possui trâmites avançados rumo a publicação do edital. De acordo com a presidente do órgão, estudos técnicos estão sendo feitos e o certame deverá ser realizado “o mais breve possível”.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso TRT BA: edital cada vez mais perto
Portanto, é essencial frisar que um novo concurso para o Tribunal Regional do Trabalho do Estado da Bahia , 5ª Região, está próximo, enfim.
O certame é aguardado há cerca de 04 anos, quando em 2018 uma comissão organizadora foi formada, mas não avançou desde então.
Agora, de acordo com a desembargadora Débora Maria Lima Machado, que é presidente do órgão, estudos técnicos estão sendo realizados.
Além disso, ela ainda citou que o certame deverá ser realizado “o mais breve possível”. Sendo assim, o edital deve sair neste segundo semestre.
Ademais, a comissão de planejamento do concurso foi formada anteriormente, em 16 de maio de 2022.
Sendo assim, naquela ocasião havia sido estipulado que a equipe teria o prazo de 60 dias para concluir os trabalhos e apresentar o projeto básico para a contratação da banca.
Entretanto, isso não aconteceu até 16 de julho, mas deve acontecer em breve, uma vez que a comissão passou por retificação recentemente.
Próximo passo?
Portanto, o concurso segue na fase de escolha da banca organizadora. Após isso, haverá a assinatura de contrato e publicação do edital.
Previsão de vagas?
Infelizmente não há. Mas, é possível que sejam ofertadas apenas vagas em cadastro reserva no novo concurso.
Entretanto, o quantitativo não foi informado e os cargos que serão contemplados ainda são desconhecidos.
Último concurso TRT BA aconteceu há quase 10 anos
Vale destacar que são quase 10 anos sem concursos para o Tribunal Regional do Trabalho do Estado da Bahia .
Sendo assim, o último foi publicado no ano de 2013, quando ofertou 13 vagas imediatas e teve a banca FCC como organizadora.
Além disso, também houve a oferta de vagas para formação de cadastro reserva, para os cargos de Técnico (8) e Analista (5).
Vale destacar que as carreiras exigiram os níveis médio e superior, respectivamente.
Já em relação aos salários iniciais ofertados, eles variaram entre R$ 4.635,03 e R$ 7.566,42.
Entretanto, mesmo com poucas vagas, muitos excedentes foram nomeados para o tribunal no decorrer do prazo. Veja:
- 260 aprovados foram nomeados para o cargo de nível médio
- 96 aprovados foram nomeados para a carreira de nível superior
Cargos vagos aumentam
Enquanto um novo edital não é publicado, o número de cargos vagos segue aumentando no órgão.
Assim, já são 234 cargos vagos a serem preenchidos por novos servidores, sendo 58 da carreira de Analistas, 165 de Técnico Judiciário e 11 de Auxiliar.