Faltam 2 semanas e 6 dias para a realização das provas do concurso TRT SE (Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe). Confira os locais de prova!
Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas de seleção e terão o tempo máximo de 4 horas para realizarem a prova.
O edital TRT SE oferta 25 vagas imediatas mais oportunidades para formação de cadastro reserva para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, que contam com salários iniciais de até R$ 13,9 mil!
Concurso TRT SE tem locais de prova disponíveis para consulta
Foi publicada nesta segunda-feira (25/11), no Diário Oficial da União, a convocação para as provas objetivas e discursiva do concurso do TRT SE. As provas ocorrerão no dia 15 de dezembro de 2024, na cidade de Aracaju/SE, com horários e locais definidos.
Para os candidatos aos cargos de Técnico Judiciário, a prova objetiva será aplicada no período da manhã. O horário de apresentação é às 8h, com fechamento dos portões às 8h30. A prova terá duração de 4 horas, com permanência mínima de 3 horas.
Já para os cargos de Analista Judiciário, as provas objetivas e discursiva serão realizadas no período da tarde. Os candidatos deverão se apresentar às 14h, com fechamento dos portões às 14h30. Assim como para os técnicos, a duração da prova será de 4 horas e a permanência mínima será de 3 horas.
Confira a publicação do Diário Oficial da União na íntegra:
Os candidatos receberão informações sobre o local de prova por meio do Cartão Informativo, que será enviado por e-mail e também estará disponível no site da banca organizadora, a FCC (Fundação Carlos Chagas), a partir desta segunda, 25 de novembro.
Confira como serão as provas do concurso TRT SE
O concurso TRT SE será realizado em duas etapas: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação das provas está confirmada para o dia 15 de dezembro de 2024, em Aracaju/SE.
No período da manhã, os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário farão a prova objetiva, enquanto os candidatos ao cargo de Analista Judiciário realizarão a sua prova no período da tarde.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, divididas entre conhecimentos gerais (20 questões) e conhecimentos específicos (40 questões).
A avaliação será realizada em uma escala de 0 a 10 pontos, sendo considerados aprovados os candidatos que alcançarem, no mínimo, 6 pontos.
A prova discursiva será obrigatória apenas para os candidatos ao cargo de Analista Judiciário e terá formatos diferentes conforme a especialidade.
Para as áreas Administrativa e Judiciária, será exigida uma redação dissertativo-argumentativa, com o candidato elaborando um texto de 20 a 30 linhas sobre um tema geral.
Já para as demais especialidades, a prova será um estudo de caso, no qual o candidato deverá apresentar soluções escritas, com até 15 linhas, para uma situação prática relacionada ao conteúdo específico da área.
Confira os detalhes sobre as provas e as atribuições de cada cargo ofertado aqui .
Confira as top 5 dicas para se preparar para o concurso do TRT SE
Aqui estão as 5 principais dicas para se preparar para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe :
1. Estabeleça uma rotina de estudos com metas claras
Criar uma rotina de estudos bem definida é fundamental para um bom desempenho. Defina metas diárias e semanais, como conclusões específicas, tópicos ou resolução de um número específico de questões.
Além disso, incluindo períodos para revisão e simulações de provas. Isso ajuda a manter o foco e a garantir que você cubra todo o conteúdo necessário ao longo do tempo.
2. Foque nas matérias do conteúdo programático
Conforme o edital TRT SE a prova do concurso será versada nas disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Noções de Informática
- Conhecimentos específicos
3. Estude com base na banca examinadora
A banca do último concurso foi a FCC (Fundação Carlos Chagas) e a mesma é a banca do novo certame. Ela tem um estilo próprio de questões, priorizando interpretação e aplicação prática das normas jurídicas. Resolva provas anteriores da FCC para entender como os temas são cobrados.
4. Organize um cronograma de estudos
- Divida o tempo entre revisão teórica e resolução de questões.
- Inclua simulados regulares para avaliar seu desempenho e corrigir pontos fracos.
- Dê mais ênfase aos temas recorrentes na área trabalhista e processual.
5. Treine redação e estudos discursivos
Muitos concursos para tribunais incluem provas discursivas, especialmente para cargas de nível superior. Foque em:
- Redações argumentativas sobre temas jurídicos ou atuais.
- Estudos de peças processuais (se aplicáveis ao cargo).
- Resolução de questões discursivas anteriores do banco, analisando estrutura, coesão e conteúdo.
Treinar redação ajuda não apenas na escrita, mas também no entendimento e aplicação prática do conteúdo jurídico.
Conheça todos os concursos abertos no Estado de Sergipe!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso TRT SE!