Atenção, concurseiros! Está previsto para 2023 um novo concurso TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode acontecer por meio de edital unificado. O planejamento para a seleção foi iniciado. Saiba detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Índice
Concurso TSE: edital unificado previsto para 2023
O Tribunal Superior Eleitoral confirmou que iniciou o planejamento para publicar um novo concurso unificado para Justiça Eleitoral.
Assim, a previsão é publicar o edital no ano de 2023, que seguiria o modelo da última seleção unificada do órgão.
Portanto, um ofício foi enviado aos Tribunais Regionais Eleitorais, solicitando dados sobre quais cargos devem ser contemplados na seleção.
Assim, o diretor-geral solicita aos TREs quais os cargos efetivos, quantidade de vagas imediatas, além dos cargos para formação de cadastro reserva.
“Tendo em vista a necessidade de se iniciar o levantamento de informações que subsidiem a contratação de instituição para a realizar concurso público, no âmbito da Justiça Eleitoral, de maneira centralizada por este Tribunal Superior, com previsão para ocorrer no ano de 2023, solicito a Vossa Senhoria informar os cargos efetivos e quantitativos de vagas, bem como quais cargos deverão ser contemplados na formação de cadastro de reserva, no âmbito do respectivo quadro de pessoal”, diz o ofício.
TSE TO já respondeu
O primeiro a responder foi o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, que afirmou que não tem cargos vagos efetivos atualmente.
Entretanto, segundo o tribunal, há possibilidade de vacância, por aposentadoria, de 20 cargos.
De acordo com a resposta, são 13 vacâncias para Técnico Judiciário e 07 de Analista. Então, esses cargos podem constar no concurso.
Quais se interessaram?
Além disso, pelo menos 10 órgãos já demonstraram interesse pelo edital unificado. Sendo assim, saiba quais são os estados:
- MT
- RJ
- SC
- SE
- PI
- RN
- TO
- SP
- GO
- CE
Além disso, os TREs do Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Pará não apresentaram uma decisão fechada e também poderão figurar.
E agora?
Vale destacar que somente com as respostas dos tribunais que participarão do edital é que o projeto básico poderá ser elaborado.
Além disso, no último concurso unificado, realizado em 2006, o Cebraspe (então Cespe/UnB) foi a banca organizadora contratada.
Como funcionam?
Importante que os concurseiros saibam que seleções desse estilo funcionam com um único edital publicado e com vagas para o Tribunal Superior e TREs que demonstrem interesse.
Assim, todo o orçamento fica concentrado no TSE, que promove a escolha da banca organizadora e traz a previsão de nomeações.