Na manhã da última quarta-feira, 15 de janeiro, foi divulgado o resultado final da prova objetiva do Concurso TSE Unificado. A maior dúvida que surge é: quais são os requisitos para a aprovação?
O candidato deverá atingir a pontuação mínima na prova objetiva para não ser desclassificado do certame. Para o candidato da ampla concorrência, a nota total obtida na prova objetiva não pode ser inferior a 55 pontos; já para os candidatos que se declaram negros, indígenas e PCDs, a pontuação final não pode ser inferior a 44 pontos.
O resultado do concurso TSE Unificado já pode ser consultado no site da banca organizadora, Cebraspe. Os candidatos também podem verificar através da consulta individual os gabaritos oficiais definitivos e o caderno de provas objetivas.
Índice
Continue aqui e confira a pontuação exigida nas avaliações objetivas, que são de caráter eliminatório, e fique por dentro das atualizações do concurso TSE Unificado.
Qual a pontuação mínima para ser aprovado no concurso TSE Unificado?
Para os cargos de Técnico e Analista Judiciário, as provas objetivas foram organizadas da seguinte forma:

Conforme o edital, as provas objetivas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário foram arranjadas em área de conhecimentos básicos (P1) com 50 questões de peso 1 e área de conhecimentos específicos (P2) com 70 questões de peso 2.
Cada alternativa deveria ser analisada em CERTO ou ERRADO, ressaltando que para cada questão assinalada em discordância com o gabarito oficial, o candidato teria a pontuação deduzida do somatório final. Veja em detalhes:
- Bloco 2 (P1)
- 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito;
- 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito;
- 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
- Bloco 2 (P2)
- 2,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito;
- 2,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito;
- 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
No entanto, o questionamento é: qual pontuação devo atingir para participar das etapas futuras?
Para aqueles que participaram do concurso TSE unificado, a prova objetiva possui caráter eliminatório e classificatório. Para tanto, aqueles que se inscreveram na ampla concorrência deveriam obter no mínimo 10 pontos na P1 e 40 pontos na P2, cujo somatório final não poderia ser inferior a 55 pontos; para aqueles que se declararam negros, indígenas e PCDs deveriam obter no mínimo 8 pontos na P1 e 32 pontos na P2, cuja pontuação final não poderia ser inferior a 44 pontos. Veja com mais detalhes:

Os candidatos mais bem classificados na ampla concorrência inscritos para o cargo de Analista do Judiciário terão suas provas discursivas corrigidas, desde que estejam inseridos no limite estabelecido no referido edital.

Confira os demais quantitativos de correções da avaliação discursiva no Anexo I do edital do concurso TSE Unificado.
São divulgados os resultados das provas do concurso TSE Unificado
Os participantes do concurso TSE Unificado já podem conferir os resultados das provas de múltipla escolha e o resultado temporário da prova dissertativa para o cargo de analista judiciário. Os detalhes foram divulgados na manhã da última quarta-feira, 15 de janeiro, no site oficial do Cebraspe.
Além da divulgação dos resultados, os candidatos podem conferir o gabarito oficial das provas. É possível verificar o resultado preliminar da prova discursiva até o dia 17 de janeiro, e há a opção de enviar recursos entre as 10h do dia 16 e as 18h do dia 17.
Além disso, a lista de divulgação abrange os candidatos aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF) para o cargo de técnico judiciário/agente da Polícia Judiciária, bem como aqueles que serão submetidos à avaliação biopsicossocial por autodeclaração de deficiência.
Foi divulgada também a relação dos selecionados para o processo de verificação de autodeclaração étnico-racial de candidatos negros e indígenas aos cargos de técnico judiciário, com exceção do cargo de agente da Polícia Judicial.
TAF será realizado em fevereiro para o concurso TSE Unificado
De acordo com o comunicado do Tribunal Superior Eleitoral, os participantes que se candidataram à vaga de agente da Polícia Judicial no concurso TSE Unificado terão a chance de realizar o Teste de Aptidão Física nos dias 1º e 2 de fevereiro.
A convocação para o TAF, incluindo horários e locais de realização, será divulgada no dia 27 de janeiro.
O Teste de Aptidão Física (TAF) consistirá em três atividades distintas: flexão de braço na barra fixa para candidatos do sexo masculino ou barra estática para candidatas do sexo feminino, flexão abdominal e corrida de 12 minutos. Os exercícios serão realizados em sequência, com um intervalo mínimo de cinco minutos entre cada um.
Os candidatos devem fazer uso de vestimentas adequadas durante a prática de exercícios, como camiseta, calção ou bermuda, sunga ou maiô, tênis e meias.
Além disso, o candidato precisa estar munido do documento de identidade original e o atestado médico (original ou cópia autenticada em cartório) específico para os testes, emitido até 15 dias antes da data da avaliação.
A fase será classificatória e os candidatos que atenderem aos requisitos elencados no edital estarão aptos.