Novidades sobre o concurso UnDF ! A primeira seleção da Universidade foi autorizada pela Secretaria de Economia do estado. Ademais, o que se prevê é que sejam ofertadas cerca de 3,5 mil vagas para magistério superior.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, foi publico no Diário Oficial do estado o documento que informa que o primeiro concurso UnDF (Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury) foi autorizado pelo secretário André Clemente.
Além disso, vale recordar que a Universidade em questão foi recentemente criada, de forma que a lei que cria a instituição é do mês de julho deste ano. Ademais, o que se prevê é que todos os cargos sejam preenchidos por meio de concurso público.
Concurso UnDF: panorama geral
Inicialmente, é essencial recordar que no mês de outubro a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2.058/2021, que criou a carreira de Magistério Superior no estado.
Além disso, a proposta citada criou 2.500 cargos de Professor e 1.000 cargos de Tutor de Educação Superior, de forma que o que se espera é que a seleção ofereça esse número de oportunidades, incluindo o cadastro reserva.
Ademais, de acordo com Hélvia Paranaguá, secretária de educação do estado, o concurso UnDF pode ser realizado no fim deste ano ou no início de 2022. Uma vez que são poucos os dias restantes em 2021, o mais provável é que a seleção ocorra no próximo ano.
“Mais para frente, não sei se neste ano ou no ano que vem, deve sair o concurso da UnDF (Universidade do Distrito Federal). Virá um número grande (no edital): cerca de 2 mil vagas”, disse a secretária.
É igualmente importante destacar que os trâmites do processo seletivo devem ser realizados rapidamente, visto que a previsão é a de que aulas já sejam iniciadas a partir do próximo ano.
Vagas, cargos e remunerações
Sendo assim, o concurso UnDF pode oferecer cerca de 3,5 mil vagas de nível superior para os cargos de Professor e Tutor de Educação Superior. Ademais, a universidade oferecerá cursos nas seguintes áreas:
- Ciências Humanas;
- Cidadania e Meio Ambiente;
- Gestão Governamental de Políticas Públicas e de Serviços;
- Educação e Magistério; Letras,
- Arte e Línguas Estrangeiras Modernas;
- Ciência da Natureza e Matemática;
- Educação Física e Esportes;
- Segurança Pública e Defesa Social;
- Engenharia e Áreas Tecnológicas de Setores Produtivos;
- Arquitetura e Urbanismo e
- Ciência da Saúde.
Portanto, o que se espera é que o concurso público contemple todas essas especialidades.
Ademais, as remunerações iniciais podem possuir o valor de R$2.200 para servidores com especialização, em jornada de trabalho de 20 horas semanais, ou R$5.200 para aqueles que possuem doutorado, com uma carga horária de 40 horas semanais.
Por fim, vale destacar que o governador do estado, Ibaneis Rocha, declarou que a criação da nova universidade se trata de um importante investimento:
“Quando se trata de educação você não está gerando despesa, está gerando riqueza e é essa riqueza que eu quero para a população, em especial os mais pobres”, afirmou.