As provas do Concurso Unificado foram realizadas neste último domingo (18) e o MGI já divulgou a concorrência por vaga de cada cargo ofertado no certame.
Conforme o cronograma do certame, os candidatos têm até hoje, 21 de agosto, para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou gabaritos divulgados.
Se você se interessa pelo “Enem dos concursos”, fique e confira com a gente as principais informações sobre a realização do primeiro certame do CNU!
Qual a concorrência por vaga no Concurso Unificado?
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira, 19 de agosto, dados atualizados sobre a concorrência e abstenção do CNU, cujas provas foram realizadas no último domingo, 18 de agosto.
O certame atraiu 2.114.145 candidatos, mas aproximadamente 50% dos inscritos não compareceram aos locais de prova.
A organização do concurso destacou que a relação candidato/vaga por cargo não deve ser interpretada de maneira absoluta, pois o CNU permitiu que candidatos se inscrevessem em múltiplos cargos dentro de blocos temáticos, diferenciando-o de outros concursos públicos.
As provas do Concurso Unificado foram aplicadas em 228 municípios do país, mas o MGI revelou que a taxa de abstenção foi influenciada por desistências anteriores à prova, quando mais de 31 mil candidatos optaram por não participar devido ao adiamento da data original, inicialmente marcada para maio, por causa de fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.
Detalhes sobre a concorrência por vaga
Em destaque, entre os blocos temáticos, o bloco 8, destinado a cargos de nível médio, foi o mais concorrido, com 694.551 inscritos, resultando em uma taxa de 1.003 candidatos por vaga. Já o bloco 7, com o maior número de vagas disponíveis (1.748), registrou 242,9 candidatos por vaga.
Os cargos com maior concorrência foram divulgados, destacando o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais/Pedagogia, no bloco 5, com 22.131 candidatos por vaga. Além disso, cargos do MGI nos blocos 3 e 4 também apresentaram alta disputa, com até 18.216 pessoas concorrendo a uma única vaga.
Os números atualizados de inscritos por bloco temático são:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- 744 vagas
- 120.225 inscritos
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação
- 580 vagas
- 76.711 inscritos
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- 538 vagas
- 101.559 inscritos
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- 971 vagas
- 329.811 inscritos
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- 1.008 vagas
- 296.306 inscritos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- 370 vagas
- 73.087 inscritos
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- 1.748 vagas
- 421.895 inscritos
- Bloco 8 – Nível Intermediário
- 692 vagas
- 694.551 inscritos
O MGI continua monitorando os dados do Concurso Unificado e deve divulgar o número exato de abstenções ao longo dessa semana.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Onde conferir os gabaritos das provas do certame?
A primeira edição do Concurso Nacional Unificado ocorreu no último domingo, 18, com os candidatos sendo avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, realizadas nos turnos da manhã e tarde.
Nesta terça-feira, 20, os gabaritos preliminares foram divulgados para todos os participantes inscritos, seguindo o cronograma oficial. Os cadernos de questões também já estão disponíveis na página oficial do concurso para consulta.
Confira os demais detalhes sobre os gabaritos do Concurso Unificado aqui .
O tema dos gabaritos do Concurso Unificado gerou bastante polêmica após a realização das provas, pois o cartão-resposta exigia que o candidato indicasse o gabarito da prova correspondente. Muitos participantes não preencheram essa indicação, alegando falta de orientação por parte dos fiscais.
No entanto, a exigência estava claramente indicada tanto no edital quanto no caderno de prova.
O MGI anunciou que, após consulta à banca Cesgranrio e à área jurídica, eliminará os candidatos que não preencheram corretamente toda a identificação no cartão de respostas, conforme as regras dispostas nos itens 8.12 e 8.13 dos editais.
Panorama geral do Concurso Unificado
O Concurso Unificado abriu 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos e entidades do Executivo Federal. As oportunidades contemplam candidatos de níveis médio e superior, com salários que podem ultrapassar os R$ 20 mil.
As vagas foram segmentadas em 8 blocos temáticos, com diferentes áreas de atuação:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas.
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas.
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas.
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas.
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas.
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas.
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas.
- Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.
Durante o período da manhã, os candidatos aos blocos de nível superior (1 a 7) enfrentaram 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico. Já os inscritos no bloco de nível médio (8) responderam a 20 questões de múltipla escolha e elaboraram uma redação.
À tarde, os candidatos de nível superior realizaram mais 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, enquanto os concorrentes de nível médio resolveram 40 questões objetivas adicionais.
Se você quer ficar por dentro de todos os concursos que estão abertos no Brasil, confira aqui!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o Concurso Unificado!