O Ministério da Gestão e Inovação divulgou uma parcial sobre quais órgãos já aderiram ao Concurso Unificado Nacional. São mais de 5 mil vagas já; veja!
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Índice
Quantas vagas terá o concurso unificado?
Assim, segundo uma parcial divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Concurso Nacional Unificado terá mais de 5 mil vagas.
São, então, 5151 vagas confirmadas. Vale ressaltar que a previsão é que o edital seja publicado em dezembro e as provas aconteçam em março de 2024.
Portanto, confira abaixo os órgãos que confirmaram participação no edital unificado até 18 de setembro:
- MCTI: 814 vagas;
- CNPQ: 50 vagas;
- Funai: 502 vagas;
- Ministério da Saúde: 220 vagas;
- Fiocruz: 300 vagas;
- AFT: 900 vagas;
- AIE: 300 vagas;
- ATI: 300 vagas;
- ATPS: 500 vagas;
- EPPGG: 150 vagas;
- MDIC: 50 vagas;
- Ministério da Justiça: 100 vagas;
- IBGE: 895 vagas;
- Previc: 40 vagas; e
- Antaq: 30 vagas.
Concurso Antaq: Agência manifesta interesse em participar de seleção unificada!
Concurso INCRA: Instituto não participará de seleção unificada. Entenda!
Entretanto, alguns órgãos já confirmaram extraoficialmente a participação, mas ainda não constam na lista oficial do MGI. É o caso do MAPA!
Concurso Mapa: Terá 440 vagas abertas em Seleção Unificada, entenda!
Como será a prova do concurso unificado?
Entenda o que é a seleção unificada! Posteriormente, a prova estaria dividida em dois momentos nesta mesma data:
- 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem se divulgar até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
“Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco. A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado”, disse o MGI.
Além disso, a meta é realizar a prova em cerca de 180 cidades, simultaneamente, em todo o país. Veja a divisão por região:
Segundo o MGI, a previsão é que sejam publicados 11 editais, sendo sete para blocos temáticos e quatro para os cargos de nível médio.
Outra confirmação é que o concurso terá uma banca organizadora contratada. E os trâmites para a contratação já estão iniciados.
Confira as vantagens de um edital unificado, segundo o MGI:
Clique aqui e acesse o Guia da seleção unificada na íntegra
Mais de 16 mil vagas anunciadas em concursos federais!
Até o momento, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou 16.661 vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais. Confira quais são: