O Concurso Unificado terá nova data para a realização da prova anunciada nesta terça-feira, 21, pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
As provas do Concurso Nacional Unificado foram adiadas devido às condições climáticas e à situação de calamidade pública no Estado do Rio Grande do Sul.
A qualquer momento o MGI pode anunciar a nova data da prova do Concurso Unificado. Ficou interessado(a)? Confira os demais detalhes no decorrer da notícia.
Quando será anunciada a data da prova do Concurso Unificado?
A nova data para a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) poderá ser anunciada nesta terça-feira, 21 de maio de 2024.
A banca organizadora, a Fundação Cesgranrio e Ministério da Gestão e Inovação (MGI) se reuniram nesta última segunda-feira (20) com o objetivo de discutir o novo cronograma do CNU.
Vale lembrar que, inicialmente, as provas do certame estavam marcadas para serem realizadas no dia 5 de maio, entretanto, precisaram ser adiadas devido à situação de calamidade pública no Estado do Rio Grande do Sul.
A banca e o MGI já vinham discutindo desde então a nova data para a aplicação das provas, que estão previstas para serem realizadas no dia 18 de agosto de 2024, mas ainda não há uma data oficial.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
As inscrições do Concurso Unificado serão reabertas?
O Ministério da Gestão e Inovação , até o momento, ainda não sinalizou a possibilidade de reabertura das inscrições.
Ademais, com base em outros concursos que já apresentaram situação parecida, os órgãos não têm o costume de reabrir o período de inscrição, portanto, apenas os candidatos que se candidataram previamente podem realizar os exames na nova data.
O Concurso Nacional Unificado conta com 2.144.435 de inscritos confirmados para os cargos de níveis médio e superior de escolaridade.
Como serão as provas do Concurso Unificado?
As provas do Concurso Nacional Unificado serão realizadas em dois turnos, manhã e tarde, nos seguintes horários:
Turno da manhã
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da aplicação: 9h
- Término da aplicação: 11h30
- Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
- Duração da prova: 2h30
Turno da tarde
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da aplicação: 14h30
- Término da aplicação: 18h
- Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
- Duração da prova: 3h30
Vale ressaltar que o certame está dividido em blocos, portanto, no turno da manhã, os candidatos inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Já para o bloco de nível médio (8), os candidatos serão submetidos a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
Como será cobrado Língua Portuguesa na prova? Confira clicando aqui .
No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, enquanto que para o bloco de nível médio (8) serão 40 questões objetivas.
Será considerado eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação ou nota zero na prova discursiva.
Quer ingressar na carreira pública? Confira todos os concursos abertos no país!
Fiquem ligados para as próximas notícias!!!