• Página Inicial
  • Concursos 2023: Governo deve enviar nova proposta de reajuste salarial!

Concursos 2023: Governo deve enviar nova proposta de reajuste salarial!

Iago Almeida

icone calendario 02 mar 2023

Atenção, concurseiros! A negociação para reajuste salarial dos servidores em 2023 segue avançando e o governo deve enviar nova proposta em breve. Assim, novos concursos também estão em curso!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concursos 2023: proposta será enviada? Qual o reajuste?

Portanto, como citado, a negociação para reajuste salarial dos servidores em 2023 segue avançando.

No entanto, uma decisão do percentual ainda não foi tomada, o que deve ser decidido em breve!

Já se sabe, entretanto, que a proposta do governo é de reajuste de 7,8%, mas os servidores pedem um reajuste de 13,5%

Sendo assim, após uma reunião neste dia 28 de fevereiro, o governo deve fazer uma nova proposta ainda esta semana.

Além disso, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, afirmou que vai apresentar uma nova proposta ainda nesta semana.

“Espero que o governo resolva a questão até a próxima semana, para que depois as entidades possam focar nas pautas setoriais”, citou o presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques.

Ademais, caso a negociação seja fechada ainda em março, o acordo passa a valer a partir de abril, com efeito financeiro em maio.

Nova reunião acontecerá no dia 7 de março

Portanto, antes de enviar a proposta, é necessário ainda ter o debate com os ministros da Junta de Execução Orçamentária.

Assim, devem participar os ministros da Casa Civil, Fazenda, Planejamento e a Ministra de Gestão.

O secretário Rudinei Marques também se comprometeu a passar uma nova proposta até esta sexta-feira 3 de março, e uma reunião deve acontecer no dia 7 de março.

“Esperamos e sabemos que o governo tem condições de melhorar essa proposta para um percentual de dois dígitos”, finalizou.

Concursos que poderão ser impactados com o reajuste

Confira abaixo alguns concursos , previstos para 2023, que poderão ser impactados com o reajuste salarial.

Anatel

Assim, um novo concurso Anatel  foi requisitado ao Ministério da Economia ainda em 2022. De acordo com o ofício, o pedido foi para o preenchimento de 346 vagas.

Ainda no ofício, o representante da Agência Nacional de Telecomunicações justificou que, desde que a Anatel foi criada, em 2005, o quadro de funcionários nunca alcançou sua totalidade.

O documento também aponta que, atualmente, a Anatel sofre como um deficit de 352 funcionários, ou seja, 20% da quantidade total de funcionários.

Em 2014, no último concurso, os salários para os Analistas foram, inicialmente, de R$ 10.543,90. Enquanto que, para o cargo de Especialista em Regulação, o salário inicial foi de R$ 11.403,90.

Anvisa

Está sendo preparada uma nova solicitação para realização do próximo concurso Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com 107 vagas!

Foram solicitadas informações do impacto orçamentário para 17 vagas de Analista Administrativo, 49 vagas de Técnico Administrativo, 53 vagas de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e 7 vagas de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária.

Confira os cargos que podem ser ofertados no próximo edital, clicando aqui!

Anac

Um novo edital para o concurso ANAC  deverá ser solicitado novamente em 2023! O primeiro pedido foi feito em junho de 2022, quando 169 vagas  foram requeridas.

Mais informações, como o quantitativo de vagas, não são conhecidas. O que se sabe é que, atualmente, a Agência conta com 557 cargos vagos.

Cabe recordar que, para serem consideradas no plano orçamentário de 2024, as solicitações precisam ser encaminhadas ao Governo Federal até o dia 31 de maio de 2023.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais