Atenção, concurseiros! A negociação para reajuste salarial dos servidores em 2023 segue avançando e o governo deve enviar nova proposta em breve. Assim, novos concursos também estão em curso!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concursos 2023: proposta será enviada? Qual o reajuste?
Portanto, como citado, a negociação para reajuste salarial dos servidores em 2023 segue avançando.
No entanto, uma decisão do percentual ainda não foi tomada, o que deve ser decidido em breve!
Já se sabe, entretanto, que a proposta do governo é de reajuste de 7,8%, mas os servidores pedem um reajuste de 13,5%.
Sendo assim, após uma reunião neste dia 28 de fevereiro, o governo deve fazer uma nova proposta ainda esta semana.
Além disso, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça, afirmou que vai apresentar uma nova proposta ainda nesta semana.
“Espero que o governo resolva a questão até a próxima semana, para que depois as entidades possam focar nas pautas setoriais”, citou o presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques.
Ademais, caso a negociação seja fechada ainda em março, o acordo passa a valer a partir de abril, com efeito financeiro em maio.
Nova reunião acontecerá no dia 7 de março
Portanto, antes de enviar a proposta, é necessário ainda ter o debate com os ministros da Junta de Execução Orçamentária.
Assim, devem participar os ministros da Casa Civil, Fazenda, Planejamento e a Ministra de Gestão.
O secretário Rudinei Marques também se comprometeu a passar uma nova proposta até esta sexta-feira 3 de março, e uma reunião deve acontecer no dia 7 de março.
“Esperamos e sabemos que o governo tem condições de melhorar essa proposta para um percentual de dois dígitos”, finalizou.
Concursos que poderão ser impactados com o reajuste
Confira abaixo alguns concursos, previstos para 2023, que poderão ser impactados com o reajuste salarial.
Anatel
Assim, um novo concurso Anatel foi requisitado ao Ministério da Economia ainda em 2022. De acordo com o ofício, o pedido foi para o preenchimento de 346 vagas.
Ainda no ofício, o representante da Agência Nacional de Telecomunicações justificou que, desde que a Anatel foi criada, em 2005, o quadro de funcionários nunca alcançou sua totalidade.
O documento também aponta que, atualmente, a Anatel sofre como um deficit de 352 funcionários, ou seja, 20% da quantidade total de funcionários.
Em 2014, no último concurso, os salários para os Analistas foram, inicialmente, de R$ 10.543,90. Enquanto que, para o cargo de Especialista em Regulação, o salário inicial foi de R$ 11.403,90.
Anvisa
Está sendo preparada uma nova solicitação para realização do próximo concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com 107 vagas!
- Confira: Apostila Anvisa – Técnico Administrativo
- Confira: Curso Online Anvisa – Técnico Administrativo
Foram solicitadas informações do impacto orçamentário para 17 vagas de Analista Administrativo, 49 vagas de Técnico Administrativo, 53 vagas de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e 7 vagas de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária.
Confira os cargos que podem ser ofertados no próximo edital, clicando aqui!
Anac
Um novo edital para o concurso ANAC deverá ser solicitado novamente em 2023! O primeiro pedido foi feito em junho de 2022, quando 169 vagas foram requeridas.
Mais informações, como o quantitativo de vagas, não são conhecidas. O que se sabe é que, atualmente, a Agência conta com 557 cargos vagos.
Cabe recordar que, para serem consideradas no plano orçamentário de 2024, as solicitações precisam ser encaminhadas ao Governo Federal até o dia 31 de maio de 2023.