Atenção concurseiros! O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023 foi enviado ao Congresso Nacional e prevê a realização de concursos públicos para preenchimento de quase 50 mil vagas! Veja!
- Adquira: Apostila básica para concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concursos 2023: previsão de vagas enviado ao congresso
Assim, estão previstas 49.800 vagas para criação e provimento, em novos concursos públicos para o próximo ano.
Isso porque o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023.
Assim, o texto foi encaminhado nesta quarta-feira (31) e será votado pelo Legislativo em breve.
De acordo com o documento, a reserva é de R$ 2,85 bilhões para concursos públicos do Executivo em 2023.
Portanto, o secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, afirmou que com o valor citado será possível preencher 32.561 vagas.
Por outro lado, há ainda R$3 bilhões reservados para o Judiciário e o Legislativo, permitindo assim a abertura de 17.361 vagas.
Entretanto, ainda não se sabe quais as carreiras que serão contempladas, o que caberá ao presidente eleito nas eleições deste ano.
Judiciário
A maior parte da reserva para o Judiciário deve ser contemplada pelas Justiças Eleitoral e do Trabalho. Assim, serão 17.300 vagas!
A previsão é de abertura de editais para os tribunais regionais do trabalho, além do unificado do Tribunal Regional Eleitoral.
Além disso, algumas vagas podem surgir para os Tribunais Regionais Federais também para o próximo ano.
Legislativo
Já no caso do Legislativo, serão preenchidas vagas em concursos que já estão realizados, como o TCU e o Senado Federal.
Assim, a única nova seleção que poderá surgir é para a Câmara dos Deputados, no entanto, não há nenhuma autorização prevista.
Executivo
O Executivo é o poder que mais tem vagas previstas para 2023 e boa parte dela será para convocações nos concursos do INSS e Receita Federal.
Além disso, haverá convocações ainda nos concursos como o Ibama, ICMBio, PF, PRF, Depen e CGU.
Mas, é possível que novas autorizações surjam para 2023, como o Banco Central, PF Administrativa, Funai e agências reguladoras.
Concursos MPU e DPU podem ser publicados em breve?
Ao que tudo indica, com a previsão da PLOA 2023, sim! Os órgãos contam com orçamento para provimento de vagas!
No caso do Ministério Público da União (MPU), que ainda tem concursos em validade, a previsão é um novo edital para Técnico de Segurança (nível médio).
Por outro lado, na Defensoria Pública da União (DPU), o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que cria 811 cargos efetivos.
Assim, os cargos são da área de apoio, sendo 401 de Técnico e 410 de Abalista, a níveis médio e superior, respectivamente.