Concursos Alagoas: governador confirma novos editais!

Estão previstos novos editais para UNEAL, Emater e ADEAL. Confira tudo o que você precisa saber sobre os concursos Alagoas!

Fachada da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), Concursos alagoas

Na última sexta-feira, 3 de janeiro, o governador Paulo Dantas, garantiu em entrevista que o estado terá a realização de novos concursos Alagoas em breve.

O chefe do executivo do estado confirmou a realização do concurso para a UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), afirmando que será o maior concurso UNEAL autorizado.

Apesar das datas das publicações não serem anunciadas, serão ofertadas vagas para diversos cargos. Além disso, editais para outros concursos públicos do Estado serão anunciados em breve.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Continue a leitura e fique por dentro das principais informações que você precisa saber e como se preparar para garantir uma oportunidade nos concursos Alagoas.

Concursos Alagoas confirmados

O Estado de Alagoas contará com novos concursos, de acordo com o governador Paulo Dantas, em entrevista realizada na sexta-feira, 3 de janeiro. Além do concurso UNEAL, editais de outras instituições estão previstos, como a Emater-AL (Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável), e a ADEAL (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas).

“Nós vamos fazer o maior concurso público da Uneal. Agora vai ter concurso para a Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável), Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas)… Nós temos uma série de concursos que estão para ser anunciados à sociedade alagoana”, anunciou o governador.

Governador Paulo Dantas em entrevista.
Governador Paulo Dantas em entrevista.

Consursos Alagoas: mais de 300 vagas previstas

Para o concurso UNEAL, foram apresentadas 209 vagas, sendo 127 para professores e 82 para técnicos-administrativos, abrangendo também os novos campi anunciados:

  • campus I – Arapiraca;
  • campos III – Palmeira dos Índios; e
  • campus IV – São Miguel dos Campos.

Apesar de não serem informadas, para o concurso Emater-AL, a expectativa é de que 100 vagas sejam oferecidas para a área de assistência técnica agrícola.

A expectativa do concurso ADEAL são de 60 vagas, entre oportunidades para carreiras com exigência de formação técnica e nível superior.

Conteúdo cobrado nos Concursos alagoas

É essencial revisar os conteúdos abordados para delinear o plano de estudos. No concurso para a UNEAL de 2008, que ofertou 212 vagas, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, incluindo questões de:

  • Nível fundamental – Língua Portuguesa e Matemática
  • Nível médio – Língua Portuguesa, Noção de Administração Pública, Informática e tópicos de Conhecimentos Específicos
  • Nível superior – Língua Portuguesa, Informática, Noção de Administração Pública e tópicos de Conhecimentos Específicos.

Como estudar para os concursos Alagoas

Ter uma boa preparação para realizar qualquer concurso é fundamental, principalmente naqueles que apresentam oportunidades diversas, como os concursos Alagoas. Para conquistar a tão sonhada vaga, é preciso ter bom materiais de estudo, através de apostilas de qualidade e um cronograma de estudos equilibrado com a vida pessoal.

Atendendo a essas necessidades, a Apostila Básico para Concursos da Nova Concursos apresenta um guia completo para os concurseiros, com muitas dicas e exercícios desenvolvidos com os temas mais cobrados.

Com mais de 70 mil alunos aprovados, o material desenvolvido pela Nova Concursos é a opção ideal para quem deseja alcançar a aprovação. Não deixe para depois, comece sua preparação agora!

Saiba mais sobre as instituições

As instituições citadas se destacam pela sua excelência e compromisso com a comunidade alagoana, atuando em diversas áreas:

  • UNEAL: É referência na formação de docentes e profissionais, oferecendo 36 cursos de graduações em 16 áreas do conhecimento, 6 especializações e 1 mestrado.
  • ADEAL: No estado, executa e promove a defesa sanitária animal e vegetal, além da inspeção de produtos agropecuários.
  • Emater: É responsável pela desenvolvimento de pesquisas e assistências técnicas da agropecuária no estado.