• Página Inicial
  • Concursos AM: 1.704 aprovados na área da segurança serão convocados!

Concursos AM: 1.704 aprovados na área da segurança serão convocados!

Iago Almeida

icone calendario 07 nov 2023

O governador do Amazonas (AM) anunciou o chamamento de mais de 1,7 mil aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Quando acontecem as convocações anunciadas para a Segurança do AM?

Portanto, o governador do Estado do Amazonas , Wilson Lima, anunciou o chamamento de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. 

Assim, o anúncio foi feito na última segunda-feira, 6 de outubro, quando ele ainda destacou os investimentos para a área em sua gestão. 

“Convocamos 1.704 aprovados nos concursos públicos das nossas forças de segurança”, escreveu o governador nas redes sociais.

De acordo com o governador, a previsão é de que os aprovados apresentem seus documentos para posse ainda neste mês de novembro. 

“Antes de assumir o Governo do Estado, os últimos concursos que tinham acontecido para as forças de segurança eram 2011 para a PM e 2009 para a Polícia Civil. Quando eu assumi o Governo já chamei do quadro reserva tanto PM, quanto bombeiro, e aí a gente realizou concurso público no meu primeiro mandato ainda e a gente já está convocando menos de um ano depois da realização desse concurso público. E dentre os critérios que a gente está estabelecendo aqui é que, principalmente Polícia Militar e Bombeiro, a maioria vai para o interior para poder reforçar a segurança pública por lá”, afirmou Wilson Lima.

Quais serão as áreas do AM com vagas?

Posteriormente, os convocados serão divididos em dois grupos, sendo que o primeiro realizará o curso de formação e o outro terá início imediato. 

Lembrando que o chamamento será nos concursos que foram realizados em 2022; portanto, confira como será para cada órgão:

  • 1.121 aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM);
  • 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 
  • 170 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 
  • 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 
  • 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 
  • 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à SSP/AM.

Para o curso de formação da PM e dos Bombeiros, os convocados já começarão no dia 1º de dezembro.

Enquanto isso, para a Polícia Civil, Detran, SSP e DPTC, os convocados foram 330 aprovados, que iniciarão imediatamente nos cargos.

Concurseiros enchem as redes de críticas às nomeações

Mesmo com as nomeações anunciadas, muitos concurseiros usaram as redes sociais (até mesmo a publicação do governador) para criticar o número de chamamentos.

“Isso não é avanço nenhum, serão menos de 3 investigadores por cidade. Não há nem um cronograma para chamar o restante dos aprovados (nas vagas) do concurso da polícia civil”, escreveu um.

“200 bombeiros de 400 classificados”, citou outro. “Chamou menos de 30% dos formados no CFP da Policia Civil. Isso que é compromisso”, debochou outro.

“Inexplicável! Gasto público com a elaboração de uma segunda lista, com a formação de 650 policiais e depois de NOVE MESES nomear apenas 170 policiais civis e ainda apresentar isso como um grande feito”, criticou uma concurseira.

“Deveria ser crime de responsabilidade gastar uma grana com concurso e não chamar os aprovados, passou da hora dos governantes serem responsabilizados por gastar dinheiro público para se eleger”, completou outro.

Mas, houve algumas pessoas que elogiaram a conduta do governador e o chamamento de aprovados, desejando ainda sorte aos que forem chamados.

Veja mais comentários, na publicação feita pelo governador!

Concurso Fundação DR. Thomas Manaus AM tem edital publicado

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), lança edital para concurso público com 25 vagas.

São oportunidades para níveis médio e superior, com salários entre R$ 2.740,58 e R$ 5.214,28. Confira o edital, clicando aqui !

Assim, as inscrições iniciam no dia 13 de novembro e vão até 13 dezembro, no site da banca organizadora Ibade .

Lembrando que é muito importante que o candidato leia o edital com atenção, antes de realizar sua inscrição. Isso porque há requisitos a serem seguidos!

“A empresa Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) prestará os serviços de planejamento, organização e realização do concurso público para provimento dos cargos para o quadro de servidores efetivos da FDT”, anunciou a prefeitura.

Os cargos de nível superior são para Analistas Municipais em rede de computadores, Assistentes Sociais, Orientação Artística, Orientação Musical, Orientação Cultural e Orientação Desportiva.

Enquanto isso, para o nível médio, as vagas são para os cargos de Técnicos em Segurança do Trabalho e na área Administrativa.

Além disso, a administração lembrou que o concurso público visa à ampliação da rede de atendimento dos programas permanentes da FDT.

“A Fundação Dr. Thomas tem um papel importante na organização social da cidade, uma vez que o local também é responsável por administrar o Parque Municipal do Idoso e o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), além do projeto Viver Bem na Terceira Idade. São projetos e ações desenvolvidos para saúde e bem-estar da pessoa idosa da capital”, enfatizou o prefeito David Almeida.

Como serão as provas?

Ademais, as provas objetivas estão previstas para serem aplicadas em janeiro de 2024, compostas por 60 questões de múltipla escolha, sendo elas de:

  • Nível médio
    • Língua Portuguesa: dez questões;
    • Raciocínio Lógico-Matemático: cinco questões;
    • Noções de Legislação: cinco questões;
    • Conhecimentos específicos: 40 questões.
  • Nível superior
    • Língua Portuguesa: dez questões;
    • Raciocínio Lógico-Matemático: cinco questões;
    • Legislação: cinco questões;
    • Conhecimentos específicos: 40 questões.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, reforçou o compromisso com a Política Municipal do Idoso. Isso porque o último concurso público para a FDT esteve realizado em 2012. 

“Com o aumento expressivo em atendimentos internos e externos na FDT, esse concurso é fundamental, para que possamos continuar exercendo com responsabilidade a Política Municipal do Idoso, oferecendo qualidade de vida e dignidade aos idosos da capital. Esses novos profissionais são de grande importância para continuidade de forma humanizada do trabalho”, disse.

Para tirar dúvidas, a FDT disponibiliza o número de WhatsApp (92) 98844- 5651, de segunda a sexta, das 8h às 17h e o e-mail: [email protected] .

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais