Em reunião nesta quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que novas medidas serão tomadas para a prevenção e controle ao desmatamento em reservas, o que impactará diretamente em concursos ambientais pelo país, que podem ter novos editais divulgados em breve.
Concursos Ambientais: mais recursos à fiscalização
O anúncio foi feito pelo presidente da República durante reunião da Cúpula do Clima com lideranças de mais de 40 países. Ele afirmou que duplicará os recursos destinados à fiscalização das áreas de proteção ambiental do país.
“Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgão ambientais duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização”, enfatizou Bolsonaro.
Com a decisão de duplicação do orçamento, concurseiros ficam ansiosos para a publicação de novos editais para concursos ambientais, em breve. É esperado que novas contratações para os órgãos ambientais sejam autorizadas em breve.
Posteriormente, o presidente afirmou também que o Brasil está aberto à cooperação internacional e prometeu que o país atingirá a neutralidade climática até 2050. Isso significa que o balanço das emissões de carbono serão zeradas.
Portanto, a proposta do presidente do Brasil vai ao encontro de outras metas apresentadas por líderes mundiais durante o evento.
Concursos Ambientais: vice-presidente destaca necessidade de novos editais
Ainda em 2020, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, destacou a necessidade de novos concursos públicos para a área de fiscalização ambiental. Segundo ele, a ação seria uma forte medida de enfrentamento ao desmatamento.
Mourão ainda afirmou que o Ministério do Meio Ambiente já estaria realizando os estudos para viabilizar novas contratações para a área ambiental, mas acabou apontando, depois, dificuldades para que os novos certames sejam divulgados.
O governo está avaliando também quais caminhos são viáveis e melhores de serem seguidos para reforçar os quadros dos órgãos responsáveis pela fiscalização das áreas de preservação. Mais informações devem ser publicadas em breve pelos representantes.
Concursos Ambientais: editais são esperados em breve
Na contramão da espera por novos concursos, alguns órgãos nacionais já divulgaram intenções e solicitações para contratação de pessoal com novos processos seletivos. Confira:
Concurso Ibama
Enquanto o novo concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) não é realizado, o deficit no órgão já está quase em 3.000 cargos. Um novo edital é urgente para renovar quadro de servidores.
Foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso do órgão, sendo 1.005 para Técnico Administrativo, 970 para Analista Ambiental e 336 para Analista Administrativo. Não há previsão de publicação do edital.
- Adquira: Apostila completa concurso Ibama
- Adquira: Curso online concurso Ibama
Concurso Funai
O coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Paulo Henrique de Andrade Pinto, afirmou que a autorização para o concurso Funai (Fundação Nacional do Índio) está na lista de prioridades do órgão para 2021.
O órgão já enviou um novo pedido para preenchimento de 826 vagas, divididas entre cargos de nível médio e nível superior. O governo federal está estudando o pedido. É aguardado ainda aval do Ministério da Economia.
Concurso Incra
Um novo concurso Incra está sendo analisado pelo Governo Federal. Em 2019, uma solicitação havia sido enviada para o governo, pedindo a realização de um novo certame, o que não acontece desde de 2010. Não há previsão de editais.
Concurso ICMBIO
Mediante as alegações do vice-presidente, Hamilton Mourão, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade informou que tem um edital no radar para um novo concurso ICMBio .
O ponto positivo para publicar o documento, é a intenção de repor os quadros de servidos no órgão ambiental. As vagas poderão ser destinadas para os cargos de Técnico Administrativo, Técnico Ambiental, Analista Administrativo e Analista Ambiental.