Boa notícia! Os tão aguardados concursos ambientais serão, finalmente, autorizados! A informação foi repassada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta quarta-feira, 5 de junho, durante evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
De acordo com a ministra, serão autorizadas 460 vagas em um concurso do Ministério do Meio Ambiente.
As oportunidades serão distribuídas entre o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Jardim Botânico. Se você deseja ingressar em um desses Institutos, fique comigo para saber mais sobre os concursos ambientais!
Ibama, ICMBio e Jardim Botânico terão aval do MGI
Os concursos ambientais do Ministério do Meio Ambiente serão autorizados para o provimento de 460 vagas, distribuídas da seguinte maneira:
A ministra não informou quais especialidades serão contempladas, entretanto, confirmou que conseguiu o aval junto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
“Conseguimos autorização para um concurso do Ministério do Meio Ambiente, através de suas vinculadas (Ibama, ICMBio e JB RJ). Nós estaremos fazendo a reposição dos servidores que, ao longo do tempo, foram saindo do ministério, alguns deles se aposentando e muitos preferindo buscar outros caminhos. Mas, desse concurso, a ministra Esther já está antecipando 460 vagas, sendo 260 para o Ibama, 180 para o ICMbio e 20 para o Jardim Botânico. Essa é uma conquista dos servidores, que eu sei que estão mobilizados”, disse Marina Silva.
Vale destacar que a autorização ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Com a publicação, os Institutos terão 180 dias para prepararem os editais.
- Confira: Apostila Ibama – Técnico Ambiental
- Confira: Apostila ICMBio – Técnico Ambiental
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concursos Ambientais: Ibama e ICMBio solicitaram vagas para Analista!
Vale mencionar que o quantitativo confirmado para os concursos ambientais é inferior ao pedido enviado por meio da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Isso porque foram solicitadas 1.105 vagas para os cargos vagos de Analista Ambiental e Analista Administrativo do ICMBio, além de 2.201 vagas para os cargos vagos de Analista Ambiental e Analista Administrativo do Ibama.
Ambas as carreiras exigem diploma de nível superior para ingresso e oferecem salários iniciais acima de R$10 mil, incluindo gratificações e benefícios.
Clique aqui e confira quais são as atribuições dos servidores do Ibama e do ICMBio!
Apesar do quantitativo, os aprovados excedentes poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso MMA, visto que os últimos concursos Ibama e ICMBio, divulgados em 2021, ofertaram 568 vagas e 171 vagas, respectivamente.
Entretanto, diante da necessidade, o Governo Federal autorizou a convocação de 257 aprovados excedentes no concurso Ibama e 160 excedentes do concurso ICMBio.
O Jardim Botânico, por sua vez, tinha solicitado 126 vagas, sendo:
- Diretoria de Pesquisas e CNCFlora: 57 vagas
- Escola Nacional de Botânica Tropical: 8 vagas
- Diretoria de Operações: 25 vagas
- Diretoria de Administração e Finanças: 31 vagas
- Gabinete da Presidência do JBRJ: 5 vagas
Vale lembrar que em 2023, o órgão informou que possuía 113 servidores efetivos e 102 cargos vagos em seu quadro de pessoal.
O último concurso foi realizado em 2008, ou seja, 15 anos atrás. A banca organizadora da seleção foi o Cebraspe e foram ofertadas 18 vagas de nível médio/técnico e superior para Assistente, Técnico, Pesquisador Adjunto, Analista e Tecnologista.
Quer ingressar no serviço público? Clique aqui e confira todos os concursos ambientais que estão abertos no Brasil!