Os concursos federais vão preencher cerca de oito mil vagas em cerca de 50 órgãos do Executivo Federal por meio de um concurso unificado. O cronograma está revelado; veja!
- Confira: Método Redação Nota Máxima – Guia Passo a Passo
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concursos federais: quais as datas do concurso unificado?
Desde a semana passada rolam informações sobre uma possível seleção unificada dos concursos federais que estão autorizados.
Isso porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos citou a possibilidade na última semana e, inclusive, se reuniu com os órgãos que possuem aval.
Após a reunião, detalhes de como é a proposta foram reveladas. Além disso, a ideia está avançada e já tem agora um cronograma divulgado.
Assim, segundo o cronograma, a adesão é voluntária e deverá ser realizada até o dia 29 de setembro. O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro. Veja as datas:
- Até 20/set – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador
- Até 29/set – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado
- Até 20/dez – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado
- Data indicativa inicial de 25/fev – realização da prova em dia único
Posteriormente, os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024, com os cursos de formação programados para início entre junho e julho.
Secretário explica seleção unificada; veja
Em vídeo, o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr, falou sobre a seleção unificada, explicando como será realizada.
“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário.
Quais as vagas?
Assim, as 7.826 vagas estarão agrupadas em blocos temáticos, divididas por área de atuação governamental. Veja detalhes da divisão:
Como seriam as provas?
Então, prevista para 25 de fevereiro de 2024, a prova estaria dividida em dois momentos nesta mesma data:
- 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem se divulgar até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
Além disso, a meta é realizar a prova em cerca de 180 cidades, simultaneamente, em todo o país. Veja a divisão por região:
De quem será a organização?
Então, o certame estará organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU).
Assim, este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.
Até meados de setembro deste ano, deve se publicar pelo Ministério da Gestão e da Inovação o ato oficial que irá definir a estrutura de governança do Concurso federal Unificado.
Clique aqui e acesse o Guia na íntegra
Mais autorizações este ano e 10 mil até 2026!
Mais de 16 mil vagas anunciadas em concursos federais!
Até o momento, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou 16.661 vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais. Portanto, confira quais são:
Ficou interessado em alguma dessas oportunidades? Então, vem comigo nessa página que eu vou te contar mais detalhes das vagas e a situação em que cada um desses concursos se encontra. 😎
Concursos Federais: Instrução Normativa disciplina a aplicação de cotas para pessoas negras!