A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, diz que o governo quer abrir mais 10 mil vagas em concursos federais ainda em 2023. Veja detalhes!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da CEBRASPE
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da FGV
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concursos Federais: quando saem as novas autorizações?
Portanto, o governo pode abrir mais 10 mil vagas em concursos federais ainda em 2023 e tenta antecipar parte do cronograma de 2024 para este ano.
Assim, a informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista à Folha de São Paulo neste dia 24 de julho.
“Estou tentando acelerar, conversando com o Ministério do Planejamento para tentar antecipar um recurso que seria do ano que vem para este ano, e liberar mais concursos neste ano para dar tempo de as pessoas entrarem no nosso mandato”, disse a ministra.
“Se o concurso for no ano que vem, a pessoa pode entrar só lá em 2025, faltando apenas dois anos para o fim desta gestão. Não está certo ainda, porque não sentei com a Simone Tebet [Planejamento], mas tento antecipar uma parte”, afirmou Dweck.
Entretanto, nesse quantitativo não estariam incluídos os institutos federais, universidades e concursos militares, que têm uma lógica diferente.
Ainda em junho, quando a ministra anunciava a primeira leva de concursos, o presidente Lula ligou para ela querendo saber o porque não havia inclusão das as áreas de políticas sociais e meio ambiente.
“Ele sente a falta quando pede as coisas e dizem para ele que não conseguem fazer porque falta gente. É por isso que ele fala que os ministérios estão vazios”, diz ela.
“Agora, que vai ter uma nova leva grande de concursos, a gente quer que a lei de cotas seja aplicada corretamente”, encerrou a ministra.
Mais de 8 mil vagas anunciadas em 2023 para concursos federais
Sendo assim, é importante destacar que o governo já autorizou mais de 8 mil vagas em 2023; a primeira leva, em junho , teve 4.436 vagas distribuídas entre 20 ministérios.
Depois, em julho, Esther Dweck anunciou o aval da segunda leva , para abertura de mais 2.480 vagas em diversos órgãos.
Mas, antes disso, nos primeiros meses do ano, o governo já tinha autorizado 1.464 vagas efetivas para diferentes órgãos.
Para a decisão de abertura de novas vagas, o governo afirma que levou em consideração alguns critérios, como:
- Tempo desde o último edital de concurso público
- Proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão
- Proporção de aposentadorias, nos próximos 5 anos, em relação ao total de vagas ocupadas
- Perdas identificadas com base na ocupação máxima
- Análise da estrutura do órgão, se houve mudança relevante, ou ampliação de atribuições
- Nível de impacto imediato dos serviços para a população
- Importância do órgão para as políticas prioritárias do governo, com a visão de futuro
“Hoje, são 80 mil pessoas a menos do que havia em 2016. É uma perda superior a 10%. Sabemos que não vamos recompor exatamente o quantitativo que era antes. Mas não temos esse número perfeito porque não é tão fácil assim mensurar o efeito da transformação digital. A própria área de governo digital, que funciona, é muito pequena para demanda que recebe. As pessoas não estão aguentando a carga de trabalho. A gente está aumentando essa área”, disse a ministra, na entrevista.
Além desses concursos para cargos efetivos, a ministra também já havia assinado portaria autorizando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a realizar concurso para 8.141 vagas temporárias.
O que são carreiras transversais? Edital autorizado com 600 vagas!
Quando saem os editais?
Conforme as portarias que autorizam os concursos, os órgãos e ministérios têm 180 dias para publicação dos editais. Ou seja, os documentos devem ser disponibilizados até 15 de janeiro de 2024.
Estude com a Nova Concursos
Assim, se interessou em alguma dessas oportunidades? Então, não perca tempo e inicie a preparação agora mesmo!
Os materiais da Nova são uma ótima fonte de conhecimento, pois foram elaborados por professores especialistas e estão de acordo com os editais. Já são mais de 70 mil alunos aprovados!