A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que serão abertas de 8 a 10 mil novas vagas em concursos federais ao longo dos próximo anos. Haverá mais em 2023?
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concursos Federais terá mais editais até 2026
Este ano de 2023 foi o primeiro do presidente Lula na República do Brasil e sua equipe tem se dedicado mais para autorizações de concursos federais.
E uma novidade pode animar ainda mais os concurseiros é que mais 8 a 10 mil vagas serão autorizadas nos próximos anos, até 2026.
Assim, a informação foi confirmada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Desse total, algumas autorizações devem sair ainda este ano.
“Ao longo dos próximos três anos, deve entrar mais ou menos o que entrou nesse ano. De oito a dez mil novas vagas ao longo dos próximos três anos. Neste ano, a gente ainda vai anunciar alguns poucos concursos. Pouquíssimos, neste ano. Acho que o orçamento comporta esse ritmo”, informou Esther.
No último mês, a ministra já tinha falado que a intenção era dobrar o número de vagas autorizadas, pois muitos órgãos vêm sofrendo com a falta de pessoal.
“Em muitos casos, a saída de pessoas não será reposta da mesma forma. Você teve uma mudança tecnológica. No próprio INSS, que teve uma redução gigantesca de pessoal, a gente está trabalhando com a Dataprev para automatizar cada vez mais os processos. A gente está nesse processo de automatização em muitas áreas que vai demandar menos gente”, explica Esther.
Concursos Federais: Instrução Normativa disciplina a aplicação de cotas para pessoas negras!
Mais de 16 mil vagas anunciadas em concursos federais!
Até o momento, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou 16.661 vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais. Confira quais são:
Ficou interessado em alguma dessas oportunidades? Então, vem comigo nessa página que eu vou te contar mais detalhes das vagas e a situação em que cada um desses concursos se encontra. ?
Nomeações a partir de novembro de 2023?
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, existem nomeações previstas a partir de novembro e outras a partir de dezembro de 2023.
Além disso, alguns concursos federais já estão com trâmites bastante avançados, o que torna bastante possível o cumprimento das previsões de nomeação.
Entre os concursos que já contam com comissão formada, estão: Antaq, AFT, ANTT, ANAC, ANEEL, CAPES, CNPQ, Funai, Incra, Inmet, MAPA e Ministério da Justiça.
Além disso, os concursos MME e MRE já contam com banca definida e também já poderão ter edital em breve.
MEC tem edital publicado
Mais avançado de todos, o concurso do Ministério da Educação já está com edital publicado. São 220 vagas para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais; veja a distribuição:
- 165 vagas de ampla concorrência
- 11 vagas para candidatos com deficiência (PCD)
- 44 vagas para candidatos negros
Lembrando que o requisito é o nível superior em qualquer área de formação. Conforme o edital, o aprovado terá uma remuneração inicial de R$ 6.255,90.
Sendo assim, as inscrições começaram no dia 9 de agosto e o prazo ficará aberto até as 18h do dia 28 de agosto, pelo site da banca organizadora, o Cebraspe.
MEC: Edital retificado. Mudança no conteúdo programático!
CNPq tem banca definida para 50 vagas de Analista
O Cebraspe está definido como a banca organizadora do concurso CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O edital foi autorizado em 16 de julho, pela ministra Esther Dweck, e a dispensa de licitação da banca saiu no dia 16 de agosto.
Serão 50 vagas de nível superior para Analista em Ciência e Tecnologia. Agora basta a assinatura de contrato para que o edital possa sair.
MRE também tem banca definida
Registrando mais de 700 cargos vagos, um novo concurso MRE (Ministério das Relações Exteriores) está autorizado com vagas para Oficial de Chancelaria!
E os trâmites estão avançando; agora, o Cebraspe está confirmado como banca organizadora da seleção e só falta a assinatura de contrato para o edital sair.
Ademais, o concurso público terá o provimento de 100 vagas para o cargo de Ofchan (Oficial de Chancelaria), sendo 50 imediatas e 50 para cadastro reserva.
Levando em consideração o último concurso, a carreira de Oficial exige o superior em qualquer área e tem salários de R$ 9.330,06.