Boa notícia, concurseiros! A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, se reuniu com secretários, assessores e dirigentes para tratar o planejamento dos 100 primeiros dias de governo. Um dos objetivos é a realização de novos concursos federais!
Durante o debate várias pautas foram tratadas, entre elas a negociação de reajuste salarial de servidores, novos concursos públicos, reforma administrativa, entre outras.
De acordo com o Governo Federal, o planejamento teve início no dia 24 de janeiro, visto que passou a valer o decreto da nova pasta, intitulada “Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, atual responsável pelo processo de análise de pedidos de novos concursos.
Isso porque o presidente Lula editou a Medida Provisória (MP) 1.154/23, fazendo com que a antiga pasta da Economia, responsável pelas autorizações de concursos, fosse desmembrada em quatro ministérios:
- Ministério
- Fazenda;
- Planejamento e Orçamento;
- Gestão e Inovação dos Serviços Públicos;
- Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Presidente Lula pretende autorizar novos concursos federais!
O presidente Lula pretende ter a autorização de novos concursos como uma política regular em seu governo.
De acordo com a equipe de transição de governo, nos últimos anos saíram muitos servidores e não houve reposição suficiente.
Segundo Mercadante, o novo governo vai analisar pontualmente a autorização de concursos.
“Quanto aos concursos, nós vamos analisar ponto por ponto. Tem agora um concurso para a Receita Federal, está aberto hoje, nessa situação que estamos descrevendo. Tem que olhar com calma para ver o que é absolutamente emergencial”, disse.
Déficit de servidores é enorme!
De acordo com dados disponíveis no Painel Estatístico de Pessoal (nov/2022), 1.221.084 é o número de servidores federais, sendo que somente 567.665 (46,49%) estão na ativa, pois 417.949 (34,23%) são aposentados e 235.470 (19,28%) instituidor de pensão.
Esses dados reforçam o déficit atual e a necessidade da realização de novos concursos.
Além disso, do total de servidores, 718.262 (58,8%) são homens e 502.822 (41,2%) são mulheres. Veja!
Para acessar os dados na íntegra, clique aqui!