A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou que novas autorizações de concursos federais serão realizadas ainda este ano.
Além disso, ela também disse que governo estuda a possibilidade de abrir um novo Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Veja detalhes nesta matéria!
Novos concursos federais vão sair em 2024?
Se depender da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, sim! Ela disse que novos concursos federais devem ser publicados ainda neste ano.
Sua fala foi dada nesta quarta-feira, dia 11 de abril, em uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, da TV Brasil.
Além das seleções federais, a ministra citou ainda que o governo está estudando abrir um novo Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o chamado “Enem dos Concursos”.
Apesar disso, a ideia é de que o modelo de edital unificado se torne a principal forma de ingresso no serviço público. O governo segue trabalhando nesse modelo.
“Estamos estudando como torná-lo (CNU) uma forma frequente de ingresso no serviço público brasileiro, torná-lo perene”, pontuou a ministra.
Entretanto, ainda não há detalhes sobre quais órgãos serão contemplados com novos editais. Por fim, ela citou ainda autorização provimentos adicionais para concursos já realizados.
“Terá sim a autorização de novas vagas neste ano e também alguns provimentos adicionais. Por exemplo, recentemente autorizei o caso da Polícia Penal, que o ministro Lewandowski me pediu por conta da emergência em Mossoró RN. Em algumas outras áreas estamos autorizando provimentos de concursos anteriores”, afirmou.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais concursos federais podem estar autorizados este ano?
Mesmo ainda sem estar fechado, já podemos adiantar que algumas seleções poderão ter editais em 2024, como é o caso do Ibama.
O edital do Ibama já foi citado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo presidente Lula. A autorização pode sair para 2,4 mil vagas.
Também está sendo estudada uma autorização para o ICMBio, que solicitou 908 vagas de Analista recentemente. Os salários iniciais chegam a R$10.393,72.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) também poderá surgir com um edital. Um ofício foi enviado recentemente para a Fazenda, dizendo da carência do órgão com servidores.
Segundo a ANM, a falta de concurso para a reposição de servidores tem agravado o quantitativo de vacâncias. Com isso, pelo menos 300 vagas são necessárias para amenizar a carência atual.
Lembrando que todos os órgãos federais tem até o dia 31 de maio para enviar os seus pedidos de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E há expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, afirmou a ministra do MGI recentmente.
Concursos Federais: 15 certames que podem ser autorizados em 2024!
Provas do CNU 2024 serão aplicadas em maio; veja detalhes!
A aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso Unificado acontecerá no dia 5 de maio de 2024, simultaneamente, em 228 cidades espalhadas pelo país.
É importante lembrar que o Concurso Nacional Unificado registrou 2,1 milhões de inscritos. O Distrito Federal lidera o ranking das regiões com mais candidatos, com a marca de 220 mil.
Como adiantado, a seleção CNU contará com oferta de 6.640 vagas para níveis médio e superior, em diferentes órgãos federais. A remuneração pode chegar até R$ 22.921,71, além dos benefícios.
São oportunidades para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional).
Acesse a divisão das vagas e os cargos de cada blocos temáticos do CNU.
Lembrando que estão reservados percentuais para cotas no CNU: 5% do total de vagas de cada cargo a candidatos com deficiência e 20% a negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.
Então, confira os cargos e áreas disponíveis no Concurso Nacional Unificado!
A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que aprovados no CNU poderão ser lotados em municípios mais pobres.
Ministra Esther revela novos detalhes do concurso. Provas em 228 cidades !