• Página Inicial
  • Concursos Federais: Próximas autorizações serão ofertadas em novo CNU, diz ministra!

Concursos Federais: Próximas autorizações serão ofertadas em novo CNU, diz ministra!

icone calendario 01 jul 2024

Os concursos Federais poderão ter próximas autorizações ofertadas em novo CNU (Concurso Nacional Unificado), segundo Esther Dweck.

Os concursos federais da área ambiental estão entre os que serão autorizados no início deste segundo semestre.

Se interessa por concursos federais? Fique e confira as próximas autorizações que serão ofertadas em novo CNU!

Terá a 2ª edição do CNU?

Em entrevista à CNN Brasil, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou que novos concursos federais serão autorizados no início do segundo semestre deste ano. Dweck destacou ainda que o governo federal está estudando a possibilidade de realizar uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Mesmo que alguns órgãos que tiverem concursos federais autorizados este ano não desejem preencher suas vagas através de um novo concurso unificado, a ministra ressaltou que o governo pretende abrir, a cada dois anos, um CNU.

“Se não quiserem, a gente imagina que talvez tenha que haver um intervalo de dois em dois anos porque é o tempo que dura um concurso. Então a nossa ideia original é fazer esse concurso unificado de dois em dois anos. Estamos avaliando, mas a ideia é que é um modelo que veio para ficar mesmo”, comentou a ministra.

Diversos órgãos e ministérios encaminharam pedidos de concursos ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) até o dia 31 de maio. As solicitações estão sendo analisadas para determinar quais serão autorizadas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Quais são os concursos federais já autorizados?

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, já anunciou a autorização para novos concursos federais na área ambiental. Serão oferecidas um total de 460 vagas distribuídas entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro .

Clique aqui e confira o que estudar para os concursos ambientais .

O IBAMA será contemplado com 260 novas vagas, enquanto o ICMBio receberá 180 vagas. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro contará com 20 novas oportunidades. Estas vagas são cruciais para o fortalecimento das ações de preservação e sustentabilidade em todo o território nacional.

Apesar da boa notícia, o número de vagas autorizadas é significativamente inferior ao solicitado pelos órgãos. O ICMBio havia solicitado 1.105 vagas, e o IBAMA, 2.201 vagas, ambos para os cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo.

A autorização desses concursos está prevista para ser realizada no início deste segundo semestre.

Quais concursos federais são prioridade?

Conforme fontes ligadas ao Governo Federal, as áreas Administrativas da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão entre as prioridades para obtenção de aval em novos concursos públicos . Embora os números e os cargos ainda estejam sendo definidos, a expectativa é grande.

No concurso para a área Administrativa da Polícia Federal, foi solicitado o provimento de 789 vagas. Deste total, 626 são para cargos de nível médio e 163 para nível superior. As funções específicas desses postos ainda não foram detalhadas.

A Polícia Rodoviária Federal, por sua vez, busca autorização para preencher 235 vagas no cargo de agente administrativo, que exige conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau).

Embora também tenham sido solicitadas vagas para a área Policial nos concursos da PF e PRF, ainda não há confirmação se essas serão incluídas na autorização.

Quer se tornar um servidor público? Confira aqui os concursos abertos em todos o país!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre os concursos federais!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais