Atenção concurseiros! A secretária de Economia, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, afirmou que os concursos Goiás deverão ficar para 2022. A informação foi confirmada durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa.
Concursos GO: editais previstos ficarão para 2022?
Alguns concursos do Estado de Goiás estavam previstos para 2021, entretanto, os editais poderão ficar pro ano que vem.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
A informação foi confirmada pela secretária de Economia, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado.
A secretária foi questionada sobre a realização de concursos, em especial na Segurança Pública, pelo deputado Humberto Teófilo.
Em resposta, primeiro a secretária afirmou que está acontecendo uma discussão com os secretários, no momento, e que já estão garantidos aumentos para as áreas da Saúde, Segurança e Educação. Em seguida, ela afirmou que os editais poderão ficar para 2022.
“Os concursos, se não me equivoco, serão ano que vem. Mas eu ainda não sei, o acordo a gente precisa ver como ficou, mas eles vão acontecer!”, garantiu a secretária.
Com a afirmação de que “eu ainda não sei”, a secretária deixa em aberto a possibilidade de alguns editais ainda serem publicados este ano.
Pedido de emenda no Orçamento é negado
O deputado Humberto Teófilo enviou uma solicitação recente, pedindo a reposição de 6.500 vagas, na área da Secretaria de Segurança Pública, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.
Entretanto, o parlamentar teve seu pedido negado. Com isso, ele realizou um protesto na última terça-feira, 29 de julho, contra a rejeição.
Segundo o deputado, a proposta atual é insuficiente para repor a demanda do Estado.
“Gostaria de manifestar a minha indignação pela rejeição da minha emenda. A LDO apresenta a quantidade pífia de 3.939 reposições em caso de vacância. A Segurança Pública está um caos. Vamos entrar no último ano de governo e nada de concurso público. Queremos saber como eles vão fazer com as 800 vagas do cadastro de reserva da Polícia Militar que aprovamos, aqui, e como vão fazer para realizar as progressões e as promoções?”, disse.
Diante disso, o presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Thiago Albernaz afirmou que o relatório do deputado Amauri Ribeiro contempla parte das propostas apresentadas por Teófilo.
“Obviamente, respeitando o limite de gastos aprovado por esta Casa”, enfatizou Albernaz.
Para 2023, o governo poderá repor 3.939 cargos vagos. Além disso, o Executivo espera a reposição total de 51,7% das vacâncias até 2030, quando os cargos vagos devem atingir 43.889, segundo dados apresentados pelo estado.
Concursos GO: área da Segurança soma mais de 3,4 mil vagas
Entre os destaques dos concursos previstos para o Estado de Goiás, estão os da área da Segurança, que somam uma previsão de 3.418 vagas, sendo:
- Concurso PM GO: 2 mil vagas, sendo 1.900 para Soldado e 100 para Cadete.
- Concurso Bombeiros GO: mil vagas, sendo 900 para o quadro de praças (soldado 2ª Classe) e 100 para o quadro de oficiais. Confira o pedido enviado.
- Concurso Polícia Civil GO: 418 vagas, sendo 115 escrivães de polícia e 303 agentes de polícia, ambos da 3ª Classe da carreira. Confira o pedido enviado.
Vale lembrar que o Comando de Gestão de Finanças já se manifestou de forma favorável à proposta para as solicitações da PM GO e Bombeiros GO.