Novidades importantes para quem busca uma oportunidade em concursos na Segurança Pública do Estado do Piauí. Foi confirmado um novo edital para os Bombeiros e novas nomeações na PM. Veja detalhes!
- Confira: Apostila PC-PI 2022 – Escrivão
- Confira: Curso PM-PI – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Índice
Concursos PI: o que está confirmado?
Portanto, quem está esperando oportunidades na Segurança Pública do Estado do Piauí, preste atenção às novidades!
Agora, o governador Rafael Fonteles confirmou a realização de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros em 2023.
Além disso, ele falou também sobre novas nomeações e da seleção da Polícia Civil e também da Polícia Militar.
Durante entrevista, o chefe do executivo estadual informou que a prioridade neste ano é a nomeação de 1.500 policiais do concurso da PM.
Concursos PI: quando sai o edital dos Bombeiros?
O governador confirmou que o edital está autorizado e sendo planejado. “(…) temos uma carência muito grande”, disse ele.
Agora, a previsão aponta que o edital pode ser publicado ainda neste primeiro semestre de 2023, ou seja, até junho.
Em síntese, a o concurso do Corpo de Bombeiros pretende oferecer cerca de 200 oportunidades de nível médio para o cargo de Soldado.
Assim, serão 100 vagas imediatas e mais 100 para formação de um cadastro reserva. Confira, então, os demais requisitos:
- Os homens devem ter, no mínimo, 1,60m, enquanto as mulheres, no mínimo, 1,55m;
- A idade mínima é de 18 anos e máxima de 30 anos no período de inscrição do concurso público para os candidatos ao Curso de Formação de Soldados.
Além disso, os candidatos aprovados serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 3.294,99.
De acordo com o projeto básico do edital, divulgado anteriormente, os inscritos no concurso serão avaliados através das seguintes etapas:
- Exames de Conhecimentos (provas escritas);
- Avaliação Psicológica;
- Avaliação de Saúde;
- Teste de Aptidão Física; e
- Investigação Social.
A Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), é quem ficará à frente da próxima seleção. Agora, falta o edital!
Governador adia concurso da Polícia Civil do Piauí
Enquanto um concurso é confirmado, outro é editado. A seleção da Polícia Civil do estado não vai acontecer em 2023. Pelo menos foi essa a confirmação do governador.
Segundo ele, novos concursos não serão realizados no estado enquanto o PPA não for elaborado e estiverem definidas as metas englobando todas as áreas. Isso tirando a seleção dos Bombeiros, única confirmada.
Entretanto, em dezembro, a minuta do edital estava dada como pronta, mas isso não é garantia de publicação.
“Temos a minuta de um edital pronta, mas falta debatermos com o Governo do Estado e saber se é viável lançar agora”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko.
Ele ainda informou, na época, que a seleção iria ofertar vagas para todos os cargos da corporação.
“O principal objetivo é também formar mais agentes e escrivães. A Polícia Civil deve ter um acréscimo de servidores no próximo ano”, disse.
“Vamos contratar 4 mil novos policiais e a ampliar o sistema de inteligência e de tecnologia da Segurança Pública”, encerrou o governador, por meio de suas redes sociais.