O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, falou sobre a necessidade de realizar novos concursos federais em diversas carreiras. Veja detalhes!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concursos públicos: presidente Lula fala em editais para várias carreiras
Portanto, como já vinham sendo mencionados anteriormente, vários concursos federais deverão ter editais lançados ainda neste ano de 2023.
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da Vunesp
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da CEBRASPE
Desta vez, nesta sexta-feira, 28 de abril, foi a vez do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, falar sobre os concursos.
Durante evento para sanção do reajuste salarial de 9% para os servidores públicos, Lula falou da necessidade de realizar novos concursos federais em diversas carreiras.
“Estamos em uma fase de reconstrução do país. Vamos ter que fazer concursos em várias carreiras para repor aquilo que desapareceu. Quando a gente fala em fazer concurso, algumas pessoas reclamam de gastança. Mas para melhorar qualquer serviço público, é preciso contratar pessoas”, disse Lula.
Além disso, ele citou que será preciso contratar mais servidores para desenvolver áreas, como a Saúde e Educação, que devem ter editais primeiro.
“Você não melhora a Educação sem professor e servidores técnico-administrativos; não melhora a Saúde, sem mais médicos, enfermeiros. Você não melhora o serviço público sem contratar mais gente”, destacou.
Lula citou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que está atuando com um déficit enorme. O instituto já teve 1.700 servidores e hoje atua só com 700.
Ministra falou sobre concursos
Assim, como já vinha acontecendo, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também voltou a falar dos concursos.
Havia expectativa do público e da imprensa de que ela e o presidente Lula anunciassem, no evento, o primeiro pacote de autorizações de concursos federais. Mas, isso não ocorreu.
De acordo com a ministra, durante sua fala no evento, a reabertura da mesa permanente de negociação com o funcionalismo público vai ajudar para as autorizações.
“O atual governo não vê os servidores como parasitas. Eles são essenciais. A valorização dos servidores é essencial na reconstrução do serviço público”, citou a ministra.
Portanto, segundo a ministra, em falas anteriores, cerca de 8 mil vagas em concursos federais devem ter autorização até julho.
Então, ela priorizará os editais para a área ambiental, agrária, da cultura e educação, além das agências reguladoras.
Sendo assim, de acordo com as falas das ministras e também do assessor de uma delas, vários concursos poderão ser abertos em 2023. Veja abaixo a lista deles:
- Auditor fiscal do trabalho (AFT);
- Área administrativa da Polícia Federal;
- INSS;
- Banco Central;
- IBGE;
- Ibama;
- ICMBio;
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Agências Reguladoras.
- Funai
Concursso públicos: Lula assina reajuste salarial para servidores
Foi assinado, nesta sexta-feira, o reajuste salarial para servidores do Executivo Federal. O PLN 2/2023 foi assinado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Assim, a medida prevê o aumento de 9% nos salários dos servidores. E os novos valores já passam a valer a partir de 1º de maio.
Além disso, vale citar que o impacto orçamentário do reajuste será de R$ 11,2 bilhões neste ano de 2023, valor que estava previsto no Orçamento anual.
Posteriormente, a pauta se torna medida provisória e é encaminhada para votação do Congresso Nacional.