Boa notícia concurseiros! Foi autorizado pela Prefeitura Municipal de Recife, no estado de Pernambuco , o preenchimento de 400 vagas na área da Educação. São oportunidades temporárias!
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Concursos Recife: para quais cargos são as vagas?
Foi autorizada pela Prefeitura Municipal de Recife, no estado de Pernambuco , o preenchimento de 400 vagas na área da educação.
Assim, o anúncio do novo concurso foi feito através de divulgação no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (21).
Sendo assim, vale destacar que as oportunidades serão divididas para os seguintes cargos:
- 200 vagas para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
- 200 vagas para Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial.
Ademais, o documento apresentou como justificativa para o novo concurso, a baixa quantidade de servidores.
Portanto, o número é insuficiente para atender a demanda de serviços educacionais nas unidades de Educação Infantil e de Educação Especial de crianças e adolescentes.
Vale destacar ainda que os contratos serão temporários e terão duração de 12 meses. Entretanto, podem ser prorrogados, posteriormente.
A autorização já estabelece, entretanto, que será reservado o percentual de 10% das vagas para candidatos com deficiência.
E os salários?
Os salários iniciais para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil é de R$ 2.759,85.
Enquanto isso, para a carreira de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, o valor inicialmente é de R$ 2.664,05.
Além disso, não menos importante, o nível médio de formação escolar será exigido.
Atribuições dos cargos do concurso SEE Recife
Ademais, o documento ainda apresenta as atribuições detalhadas de cada cargo. Portanto, confira a seguir:
Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
- Atuar junto às crianças nas diversas fases de Educação Infantil, auxiliando o professor no processo de ensino-aprendizagem
- Auxiliar as crianças na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias
- Cuidar da higiene, alimentação, repouso e bem estar das crianças
- Auxiliar o professor na construção de atitudes e valores significativos para o processo educativo das crianças
- Planejar junto com o professor regente, atividades pedagógicas próprias para cada grupo infantil
- Auxiliar o professor no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças
- Auxiliar o professor na construção de material didático, bem como na organização e manutenção deste material
- Responsabilizar-se pela recepção e entrega das crianças junto às famílias, mantendo um diálogo constante entre família e creche
- Acompanhar as crianças, junto às professoras e demais funcionários em aulas-passeio programados pela creche
Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial
- Realizar a recepção do/a aluno/a com deficiência na escola; acompanhá-lo/a até a sala de aula e, ao término das atividades, acompanhá-lo/a até o portão da escola;
- Auxiliar nas atividades de higiene, troca de vestuário e/ou fraldas/absorventes, higiene bucal durante o período em que o/a aluno/a com deficiência permanecer na escola, inclusive nas atividades extracurriculares e dias de reposição de aulas;
- Utilizar luvas descartáveis nos casos exigidos por Lei e descartá-las após o uso, em local adequado, obedecidas, quanto ao descarte, as normas específicas deste tipo de resíduo sólido;
- Acompanhar o/a aluno/a com deficiência no horário do intervalo, até o local apropriado para mastigação e/ou deglutição, realizando a higiene necessária e encaminhando-o/a, a seguir, à sala de aula;
- Dar assistência nas questões de mobilidade ao/a aluno/a com incapacidade deambulatória total ou parcial nos diferentes espaços educativos;
- Permanecer durante o período de aula do/a aluno/a com deficiência dentro da sala, realizando suas funções e auxiliando o/a aluno/a com deficiência durante o desenvolvimento das atividades escolares;
- Auxiliar e acompanhar o/a aluno/a com deficiência com Transtorno Global de Desenvolvimento – TGD para que este/a se organize e participe efetivamente das atividades desenvolvidas pela escola, possibilitando sua plena integração ao respectivo grupo-classe;
- Comunicar à direção da Unidade Educacional, em tempo hábil, a necessidade de aquisição de materiais para higiene do/a aluno/a com deficiência, de modo a evitar-lhe qualquer constrangimento decorrente da falta de material de higiene;
- Zelar pela higiene e manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene do/a aluno/a com deficiência;
- Adotar medidas preventivas e propiciar as condições adequadas para evitar-se risco a saúde e ao bem estar do/a aluno/a com deficiência;
- Reconhecer as situações que necessitem de intervenção externa no âmbito escolar tais como: socorro médico, maus tratos, entre outros, que deverão seguir os procedimentos já previstos e realizados na Unidade Educacional.
Edital pode ser publicado em março
A expectativa pelo novo edital está grande e ele poderá sair já no próximo mês, ou seja, em março.
Assim, de acordo com a deputada estadual Teresa Leitão, o concurso já esta com banca definida, o que mostra que está avançando.