Atenção concurseiros! A Segurança Pública do Estado de Pernambuco tem diversos editais previstos para 2022. E nesta semana, o governador do estado autorizou o preenchimento de 4.741 vagas em concursos Segurança PE!
- Confira: Curso PC-PE – Agente e Escrivão
- Confira: Curso Completo PM-PE – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Segurança PE: quais vagas foram autorizadas?
Os concurseiros do estado de Pernambuco devem se atentar aos próximos editais que serão publicados para a Segurança Pública.
Isso porque o governador Paulo Câmara autorizou 4.741 vagas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica.
Assim, a autorização aconteceu nesta quinta-feira (8), durante a reunião do Pacto pela Vida.
Portanto, a previsão é que os editais saiam ainda em 2022. Sendo assim, confira a distribuição:
- Polícia Militar:
- 2.400 vagas para soldados (praças);
- 180 vagas para oficiais.
- Corpo de Bombeiros:
- 400 vagas para soldados (praças).
- Polícia Civil:
- 1.200 vagas para agentes;
- 300 vagas para escrivães;
- 50 vagas para peritos papiloscopistas;
- 47 vagas para delegados.
- Polícia Científica:
- 50 vagas para peritos criminais;
- 50 vagas para médicos legistas;
- 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
- 4 vagas para agentes de perícia criminal.
Vale destacar que as oportunidades acima exigem níveis médio e superior, dependendo da especialidade.
Entretanto, os salários e benefícios que serão ofertados aos aprovados não foram revelados até o momento.
“Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.
Fortalecimento dos trabalhos
Ademais, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, informou que o concurso possibilitará o fortalecimento do policiamento ostensivo.
Além das investigações, da ciência e da tecnologia a serviço da segurança e, das ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil.
“Esse anúncio reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, com investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitoramento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos”, explicou Freire.
E agora?
Agora os trâmites devem começar. Comissões organizadoras devem ser escolhidas para que depois a banca seja anunciada.
Portanto, uma instituição será escolhida para receber as inscrições do concurso e viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Assim, somente após as duas escolhas é que o edital será publicado, o que deve acontecer nos próximos meses.
Concursos Segurança PE: entenda a lei de cota para mulheres
Foi acatado, recentemente, o pedido que estabelece cotas de 20% para mulheres em concursos policiais no estado de Pernambuco .
Assim, a decisão foi tomada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do estado.
Sendo assim, caso se torne lei, haverá a reserva sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a cinco oportunidades.
Ademais, a proposta foi elaborada pelo deputado Gustavo Gouveia (DEM), fazendo a inclusão da medida na Lei nº 14.538/2011.
Assim, o deputado afirmou que mesmo com avanços recentes, as mulheres só representam 12% dos efetivos das Polícias Militares.
“Na avaliação de especialistas, essa diferença representa um problema e tem como uma das justificativas a limitação de vagas para mulheres em concursos públicos em alguns Estados”, explicou Gouveia.
Concurso PM PE: Sancionada lei que aumenta o limite de idade
Além disso, vale ressaltar que foi sancionada a Lei Complementar nº 108, que aumenta o limite de idade para ingresso nas corporações do estado. Nesse sentido, os novos requisitos de idade passam a ser os seguintes:
- I – Idade máxima de 30 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira de Militar do estado; e
- II – Idade máxima de 30 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira QOS (Quadro Oficiais Saúde); e
- III – Idade máxima de 35 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira QOM (Quadro Oficiais Médicos).
Sendo assim, é importante destacar que tais requisitos também são válidos para o Corpo de Bombeiros do Estado.
Ademais, por meio de publicação nas redes sociais, a deputada delegada Gleide Angelo comemorou a sanção e afirmou que seguirá na luta para que esse número seja ainda maior.
Além disso, vale frisar que, segundo Angelo, é possível que tais modificações ainda não estejam presentes no próximo concurso, visto que não há tempo hábil para tal alteração.