O governador Fábio Mitidieri anunciou a realização de um novo edital EPPGG para a carreira de gestor público nos concursos Sergipe. E, o melhor, com iniciais de R$ 20,9 mil.
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da FGV
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da Vunesp
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concursos Sergipe: quando sai o edital EPPGG?
Sendo assim, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou a realização de um novo concurso EPPGG para a carreira de gestor público.
Inclusive, a seleção já está autorizada, mas o quantitativo de vagas ainda não está anunciada. Mas, serão vagas para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Vale destacar que o anúncio do edital foi feito dia 18 de janeiro, durante a posse do novo secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Julio Filgueira.
“Quando discuti com o governador como montaríamos a nossa equipe pedi a ele, e fui atendido, que pudéssemos ter grande papel não apenas na ponta, na operação, mas com os gestores na direção do planejamento do nosso estado”, disse o novo secretário.
Sendo assim, o próximo passo é a formação de uma comissão organizadora, que ficará responsável pelo processo de escolha da banca.
O mais novo secretário empossado considerou que o grande propósito da Seplan é conferir ao Estado visão direcional de longo prazo, estabilidade, perenidade na construção das políticas públicas.
“É preciso legar ao Estado a condição de conceber, de elaborar, de coordenar a implantação, de avaliar políticas públicas que sejam estáveis e isso seria impossível não fosse o papel dos profissionais de carreira”, completou Filgueira.
Requisitos e salários para os contratados pela EPPGG
Sendo assim, os aprovados e contratados pelo órgão terão vagas para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), cuja ocupação é de âmbito federal.
Assim, a carreira exige diploma de nível superior em qualquer área de formação. No último concurso, o salário ofertado foi de R$7.714,29, isso para jornada de trabalho de 30 horas.
A carreira, criada em 1986, foi alterada em 2022 através de um Projeto de Lei Ordinária. O texto tem objetivo de valorizar os servidores do estado e incentivar o desenvolvimento da administração pública.
Destacamos que a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) foi criada em janeiro de 2024, substituindo a antiga Pasta responsável pelas atividades (Seplag SE).
Entretanto, a criação da carreira em Sergipe ocorreu já em 2021, quando foram criados 22 cargos pelo então governador Belivaldo Chagas, na época.
“A carreira de Especialista em Politicas Públicas e Gestão Governamental é integrada por 82 cargos de provimento efetivo, a serem preenchidos mediante concurso público, para a Classe inicial, observados os preceitos legais.”
Quer saber de editais de concursos abertos em Sergipe? Clique e confira !
Atribuições
Exercício de atividades de gestão governamental nos aspectos técnicos relativos à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem assim de direção e assessoramento em escalões superiores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em graus variados de complexidade, responsabilidade e autonomia.
A Seplan
Criada neste mês de janeiro, a Seplan atuará nas áreas de Planejamento Estratégico e Monitoramento; Programação Econômica e Orçamento; Inovação e Transformação Digital; Estudos e Pesquisas; e de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana.
O fortalecimento do planejamento estratégico do Estado, por meio da nova estrutura organizacional, objetiva promover mais eficiência na gestão e efetividade na atuação como consequência da execução das metas planejadas com foco no resultado para o cidadão.
O secretário empossado, Julio Filgueira, é publicitário e consultor em Planejamento e Monitoramento Estratégico, coordenou a elaboração do Programa de Governo de Fábio Mitidieri, o governo de transição, e estava à frente do Planejamento Estratégico do Estado desde início da atual gestão, na Assessoria de Gestão Estratégica.
Filgueira também foi responsável pela implantação e coordenação do processo de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, desde o ano de 2017.
Em sua carreira, ele acumula uma experiência de nove anos consecutivos como gestor público, exercendo funções de secretário municipal de Esportes das prefeituras de São Paulo e de Guarulhos.
Nacionalmente, presidiu a Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer e atuou como secretário nacional de Esporte Educacional, do Ministério do Esporte.