O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, garantiu que o governo tem pressa na realização de novos concursos TI, para Analistas em Tecnologia da Informação; ele ainda deu prazos.
- Confira: Redação para CESPE (Cebraspe)
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da CEBRASPE
Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concursos TI: novos editais serão publicados quando?
É o que os concurseiros aguardam e cobram: novo concurso com vagas para Analista em Tecnologia da Informação (ATI).
E o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirmou que o governo tem pressa na realização do concurso. Mas, aguarda ainda tratativas em vigor junto ao Ministério da Gestão e Inovação.
Ainda segundo o secretário, as contratações estão previstas para acontecer já no início de 2024. Com isso, o edital deve sair em breve.
“A nossa expectativa é já ter condições de estar empossando nos primeiros meses de 2024. Até pela demanda dos órgãos, pelas necessidades“, havia dito ele, no começo do ano.
Ademais, a seleção foi autorizada na primeira leva de concursos federais, com 600 vagas para carreiras transversais nas áreas de Infraestrutura e Tecnologia da Informação.
Assim, de acordo com o documento, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de seis meses, ou seja, até 16 de dezembro.
Além disso, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a liberação do edital. Para que isso aconteça, os trâmites precisam avançar!
Salários devem passar dos R$ 25 mil
Além disso, os trabalhos acerca da reestruturação da carreira continuam avançando. Com 20 níveis, no fim da carreira, os servidores poderão ter salário inicial de R$ 25 mil.
“A carreira de ATI uma discussão real. A própria ministra brigou muito para o concurso sair na primeira leva, é prioridade da prioridade. E obviamente tem uma revisão que envolve o salário, como endereçar, questões de competência. Temos um diálogo franco sobre as discussões internas, jurídico, gestão de pessoas. Mas o problema está endereçado de forma real e concreta”, disse Mascarenhas, agora, em entrevista ao portal Convergência Digital.
A carreira de analista em Tecnologia da Informação (ATI) é integrante do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), e foi criada por meio da Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006.
Assim, o requisito é ter nível superior completo em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Último concurso para Analista em TI aconteceu há 10 anos
Portanto, o último concurso para a carreira aconteceu há 10 anos, ou seja, em 2013, com a oferta de 51 vagas para a Analista de TI.
Posteriormente, esteve autorizado o acréscimo de 149 vagas, totalizando 200 oportunidades na seleção. Os concurseiros comemoraram.
Além disso, todas as chances foram para lotação em Brasília. A organização ficou por conta da Funrio, que aplicou provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos. Veja as disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Administração Pública;
- Governança e Gestão de Tecnologia da Informação;
- Desenvolvimento de Sistemas;
- Engenharia de software;
- Segurança da Informação;
- Infraestrutura de Tecnologia da Informação;
- Rede de Computadores;
- Banco de Dados e Gestão da Informação.