Em evento realizado na última quinta-feira, 25 de janeiro, em comemoração ao Dia do Carteiro, o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, garantiu a realização de um novo concurso Correios em 2024, para contratação de novos servidores e a redução da sobrecarga de trabalho dos funcionários.
“Iniciamos grupo de trabalho para discutir PCCS. Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Durante o evento, o presidente confirmou o reajuste salarial de até 11,47%, em razão da negociação da estatal com os trabalhadores no último acordo coletivo e a retirada dos Correios do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do antigo Ministério da Economia, que reunia estatais a serem privatizadas.
“Nossa gestão entende que a comemoração dessa data passa por reconhecimento e estamos fazendo isso em forma de benefícios e investimentos em nossas carteiras e nossos carteiros e em seus ambientes de trabalho”, afirmou.
O Correios foi retirado da lista de privatizações no primeiro dia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023.
Assista ao evento do Dia da Carteira e do Carteiro – 25 de Janeiro ▶️
- Confira: Curso Online Agente dos Correios
- Confira: Apostila Agente dos Correios
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Findect reforçou o alto déficit de pessoal
Em nota divulgada no portal da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), o grupo questionou a ausência dos Correios no Concurso Nacional Unificado.
De acordo com a Federação, o CNU é um passo importante para fortalecer os serviços públicos e os Correios deveriam estar na lista de órgãos e ministérios com vagas autorizadas.
Segundo dados do grupo, o quadro de pessoal foi reduzido de 127 mil funcionários para 80 mil, o que tem prejudicado os trabalhos e a crescente demanda do e-commerce.
“A falta de vagas para os Correios em futuros concursos contrasta diretamente com o compromisso na importância estratégica da estatal na logística do país. Curiosamente, as agências dos Correios, presentes em todo o Brasil, serão encarregadas de receber as inscrições dos candidatos para o referido concurso, enquanto a própria empresa não será contemplada com oportunidades de contratação. Essa falta de reconhecimento expõe a discrepância entre a relevância dos serviços postais e a negligência na valorização da força de trabalho dos ecetistas”, destacou a Findect.
Saiba mais detalhes dos cargos e áreas que estão sendo ofertados no “Concurso Nacional Unificado”
Quais cargos podem ser ofertados no próximo concurso Correios?
O número de vagas que serão ofertadas ainda não foi divulgado, entretanto, o órgão conta 7.790 cargos vagos que poderão ser preenchidos.
O quadro de pessoal é composto de carreiras de nível médio, nível superior e cargos específicos. Dessa forma:
Carreira de Nível Médio
- Agente de Correios
- Carteiro
- Operador de Triagem e Transbordo (em extinção)
- Atendente Comercial
- Suporte
- Técnico de Correios nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl e Sr
- Operacional
- Atendimento e Vendas
- Suporte
- Especialista de Correios
- Operacional
- Comercial
- Suporte
Carreira de Nível Superior
- Analista de Correios
- Administrador;
- Administrador Postal;
- Advogado;
- Analista de Sistemas;
- Arquiteto;
- Assistente Social;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Economista;
- Engenheiro;
- Estatístico;
- Museólogo;
- Pedagogo;
- Psicólogo; e
- Técnico em Comunicação Social.
Cargos Específicos
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;
- Técnico de Segurança do Trabalho;
- Analista de Saúde;
- Enfermeiro do Trabalho;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho; e
- Médico do Trabalho.
Leia também:
- Quais cargos podem ser ofertados no edital e suas atribuições!
- O que cai na prova de Carteiro do concurso Correios?
Lembrando o edital será publicado até o dia 22 de outubro, com provas até o dia 21 de dezembro de 2024.
Saiba quais concursos estão abertos no Brasil: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!