Atenção, concurseiros! O projeto básico do concurso Correios revela número de vagas, cidades e as etapas de seleção do certame.
Em breve o concurso poderá ter seu edital publicado, o certame está em fase de escolha da banca organizadora e após a contratação da mesma o edital se tornará iminente.
Se você se interessa pelo concurso Correios, fique e confira o número de vagas a serem ofertadas, as cidades em que as provas serão aplicadas e as etapas de avaliação!
Quantas vagas serão ofertadas no concurso Correios?
Os Correios anunciaram a abertura de um novo concurso público que oferecerá 3.468 vagas em todo o país.
Índice
De acordo com o projeto básico encaminhado para as bancas organizadoras, 3.099 dessas oportunidades serão destinadas a cargos que exigem nível médio, enquanto 369 vagas serão para nível superior.
Os candidatos que possuem ensino médio poderão concorrer ao cargo de agente de correios, que abrange as carreiras de carteiro, atendente comercial e suporte. A remuneração inicial para essas carreiras será de R$ 2.429,26.
Já para os profissionais com ensino superior, as vagas disponíveis serão para o cargo de analista de correios, com diversas especializações, sendo elas:
- Administrador
- Administrador Postal
- Advogado
- Analista de Sistemas
- Arquiteto
- Bibliotecário
- Contador
- Economista
- Engenheiro
- Estatístico
- Museólogo
- Pedagogo
- Psicólogo
- Entre outros cargos de nível superior
A remuneração inicial para essas posições será de R$ 6.872,48.
O concurso também reservará vagas para grupos específicos: 10% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência, enquanto 20% serão reservadas para candidatos negros.
Confira quais serão as regiões contempladas pelas vagas
A divisão das vagas do concurso Correios entre as regiões será da seguinte maneira:
Onde as provas do concurso Correios serão aplicadas?
As provas do certame serão realizadas em todas regiões do país, nos 26 estados brasileiros, incluindo do Distrito Federal. Confira quais serão as cidades de aplicação das avaliações:
Norte
Acre (AC): Rio Branco
Amapá (AP): Macapá
Amazonas (AM): Coari, Humaitá, Manaus, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
Pará (PA): Acará, Alenquer, Altamira, Augusto Corrêa, Baião, Belém, Bragança, Capanema, Conceição do Araguaia, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Itupiranga, Juruti, Moju, Novo Repartimento, Óbidos, Pacajá, Paragominas, Portel, Rurópolis, Santarém, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Ulianópolis, Uruará e Viseu
Rondônia (RO): Açu, Mossoró e Natal
Roraima (RR): Boa Vista
Tocantins (TO): Araguaína e Palmas
Nordeste
Alagoas (AL): Arapiraca e Maceió
Bahia (BA): Araci, Barra, Barreiras, Candeias, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itabuna, Jaguaquara, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Maragogipe, Mata de São João, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.
Ceará (CE): Acopiara, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Cascavel, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Granja, Iguatu, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral e Viçosa do Ceará
Maranhão (MA): Açailândia, Araioses, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Caxias, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, Tutóia e Viana
Paraíba (PB): Campina Grande, João Pessoa, Patos, Sapé e Sousa
Pernambuco (PE): Araripina, Goiana, Ouricuri, Palmares, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe e Sirinhaém
Piauí (PI): Barras, Parnaíba, Picos e Teresina
Rio Grande do Norte (RN): Açu, Mossoró e Natal
Sergipe (SE): Aracaju, Itabaiana e Tobias Barreto
Centro-oeste
Distrito federal (DF): Brasília
Goiás (GO): Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cristalina, Goiânia, Jaraguá, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia e Porangatu
Mato Grosso (MT): Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande
Mato Grosso do Sul (MS): Campo Grande, Corumbá, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã e Sidrolândia
Sudeste
Espírito Santo (ES): Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória
Minas Gerais (MG): Barbacena, Belo Horizonte, Caeté, Congonhas, Diamantina, Divinópolis, Esmeraldas, Governador Valadares, Itabira, Itabirito, Itajubá, Januária, João Monlevade, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lavras, Manhuaçu, Mariana, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Francisco, São João del Rei, São Lourenço, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.
Rio de Janeiro (RJ): Campos dos Goytacazes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema e Teresópolis
São Paulo (SP): Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Artur Nogueira, Barretos, Bauru, Birigui, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Dracena, Guaratinguetá, Ibitinga, Ibiúna, Indaiatuba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jales, Jundiaí, Louveira, Mairinque, Marília, Mirassol, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Olímpia, Orlândia, Pedreira, Piracicaba, Porto Feliz, Ribeirão Preto, Rio Claro, Salto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Valinhos e Votorantim
Sul
Paraná (PR): Apucarana, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rolândia, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul e União da Vitória
Rio Grande do Sul (RS): Canela, Canguçu, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Vacaria e Venâncio Aires
Santa Catarina (SC): Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, São Francisco do Sul, São José, Timbó e Xanxerê.
Etapas de seleção do certame
O projeto básico do próximo concurso dos Correios confirmou a estrutura das etapas de avaliação dos candidatos, que contará apenas com provas objetivas e discursivas, sem a realização de testes de aptidão física (TAF), nem mesmo para o cargo de Carteiro.
As avaliações do concurso Correios terão caráter eliminatório e classificatório, sendo aplicadas em dois turnos: pela manhã para os cargos de nível superior e à tarde para os de nível médio. Os horários exatos das provas ainda não foram divulgados.
Qual será a estrutura das provas do concurso Correios?
Para o cargo de Agente de Correios, destinado a candidatos de nível médio, a avaliação será composta por uma prova objetiva, que abrangerá conhecimentos gerais e específicos.
Já para o cargo de Analista de Correios, voltado para candidatos com nível superior, a seleção incluirá tanto uma prova objetiva quanto uma discursiva.
A prova objetiva seguirá o modelo Certo ou Errado, com um total de 120 itens divididos entre 40 questões de Conhecimentos Básicos, 30 questões sobre Conhecimentos Complementares e por fim 50 itens sobre Conhecimentos Específicos.
Essa estrutura é semelhante à utilizada pelo Cebraspe, banca que organizou o último concurso dos Correios em 2011 e que esteve presente na última licitação, posteriormente revogada.
Avaliação Discursiva
A prova discursiva do concurso Correios consistirá em uma redação de até 30 linhas sobre temas da atualidade, conforme especificado no edital, sendo obrigatória apenas para os candidatos aos cargos de nível superior e será corrigida para aqueles classificados em até três vezes o número de vagas disponíveis.
Curso Grátis Correios
Prepare-se com antecedência para garantir a sua vaga! Com o nosso Curso Grátis Correios 2024, você terá acesso a aulas completas e um plano de estudos personalizado para te guiar durante a preparação. Além disso, poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com nossos professores. E o melhor de tudo: é totalmente gratuito! Não deixe essa oportunidade passar. Inscreva-se agora e comece a sua jornada rumo à aprovação!
[the_ad id=”249176″]
Quando a banca organizadora será definida?
O processo de escolha da banca organizadora do próximo concurso dos Correios está avançando em ritmo acelerado. No último domingo, 18 de agosto, o presidente da empresa, Fabiano Silva, confirmou que novidades devem ser divulgadas ainda nesta semana.
Segundo as informações mais recentes, o projeto básico do concurso já foi enviado para as empresas interessadas, que agora devem apresentar a documentação necessária para comprovar sua qualificação econômico-financeira.
A escolha da banca será realizada por meio de dispensa de licitação, e a previsão é de que o resultado seja anunciado ainda em agosto. Com isso, o edital de abertura das inscrições deverá ser publicado em setembro, marcando o início oficial do certame.
Vale lembrar que os Correios já haviam iniciado um processo de escolha da banca organizadora anteriormente, mas este acabou sendo cancelado em junho deste ano. Na ocasião, o Instituto Idecan apresentou a melhor proposta, mas o processo foi interrompido, o que gerou incertezas entre os candidatos.
Quer ingressar no serviço público? Clique aqui e confira todos os concursos que estão abertos no Brasil!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso Correios!