O Tribunal de Contas do Estado do Distrito Federal recomendou a abertura de um novo concurso DF para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS). O ato faz parte de uma série de recomendações para combater o surto de dengue no DF.
O concurso será para Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF). Segundo o TCDF, o quantitativo de servidores está bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde.
Esses servidores são responsáveis pelas ações de prevenção e controle da doença e também pela notificação de casos suspeitos de dengue. Venha saber mais sobre o concurso para Agente de Saúde e de Vigilância Ambiental!
Situação do Distrito Federal
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, cada equipe de saúde da família deve ter até seis agentes comunitários para atender uma região de 2 mil até 3 mil pessoas, mas não é o que acontece.
Na prática, muitas regiões não possui o número mínimo de agentes para atendimento da população. De acordo com o relatório do TCDF, o Distrito Federal tem, em média, dois agentes para cada 4 mil pessoas.
Em algumas Regiões Administrativas (RAs), a situação é pior, como Sol Nascente, São Sebastião, Itapoã, Planaltina e Brazlândia.
Além do novo concurso, o Tribunal de Contas prevê auditorias de avaliação da rede básica de atenção à saúde e inspeção na Secretaria de Saúde do DF, bem como, de avaliação das ações de controle e enfrentamento da dengue.
Novos profissionais estão sendo nomeados no DF
Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, foi divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal, a nomeação de 75 servidores para o cargo de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS), visando força-tarefa de combate à dengue.
Lembrando que no início do mês, outros 75 profissionais já tinham sido convocados pela Secretaria de Saúde.
Conheça os concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!
Como foi o último concurso SES DF?
O último concurso SES DF foi realizado em 2022, para o provimento de 1.019 oportunidades, sendo 602 vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 417 vagas de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS).
Os classificados receberam salários iniciais que variavam de R$ 1988,00 até R$ 4.485,00, dependendo do cargo pretendido.
Na ocasião, a banca organizadora foi a Funatec e os candidatos realizaram provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 100 questões de múltipla escolha.
O que caiu na prova?
Os candidatos tiveram que demonstrar conhecimentos sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal: 10 questões
- Sistema Único de Saúde(SUS): 5 questões
- Raciocínio Lógico e Matemático: 8 questões
- Plano Distrital de Política para Mulheres: 2 questões
- Noções Básicas de Informática: 5 questões
- Conhecimentos Específicos do cargo: 60 questões
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
O prazo de validade do concurso foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal poderá convocar os classificados.