A DPU (Defensoria Pública da União) informou que tem interesse em participar do Concurso Nacional Unificado e se reunirá com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para verificar a possibilidade de participação no certame.
De acordo com o regulamento com informações do CNU, o prazo para adesão termina nesta quarta-feira, (11/10).
O termo de participação está disponível no documento e deverá ser assinado por todos os órgãos interessados na seleção.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Índice
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
O que é o Concurso Nacional Unificado (CNU)?
O Concurso Unificado (CNU) é uma proposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Públicos (MGI), para preencher quase 8 mil vagas autorizadas em cerca de 50 órgãos do executivo federal, por meio de um único concurso.
Diferente do modo de seleção atual, onde cada órgão faz seu próprio edital, o CNU prevê uma única seleção, que será realizada simultaneamente, no primeiro trimestre de 2024, em 179 cidades espalhadas por todo o país.
Inspirado no modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o objetivo é democratizar o acesso às vagas e dar oportunidades para locais que não costumam receber a aplicação de provas.
Saiba mais: Como vai funcionar o Concurso Nacional Unificado?
Concurso DPU: Vagas previstas!
O concurso DPU consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2024, que prevê 43 vagas para criação.
Em relação aos cargos ofertados, o quantitativo ainda não foi informado, mas sabe-se que serão oportunidades para Técnico (nível médio) e Analista (nível superior).
Quais as atribuições dos aprovados?
- Analista: atribuições técnicas, administrativas e de atendimento ao público, de nível superior, tais como planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo, pesquisa, elaboração de laudos e execução de atividades de maior grau de complexidade no âmbito da Defensoria Pública da União;
- Técnico: atribuições técnicas, administrativas e de atendimento ao público, de nível intermediário, correspondentes à execução de atividades de suporte técnico e administrativo de menor complexidade e de apoio às atividades do cargo de que trata o inciso I (atribuições de Analista) deste caput no âmbito da Defensoria Pública da União.
Como foi o último concurso DPU?
O último concurso DPU foi realizado em 2025 para o preenchimento de 143 vagas de nível médio e superior para os cargos de:
- Analista Técnico-Administrativo;
- Contador;
- Economista;
- Psicólogo;
- Técnico em Comunicação Social – Jornalismo;
- Psicólogo;
- Agente Administrativo.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe (atual Cebraspe) e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.
As disciplinas de conhecimentos básicos (exigidas para todos os cargos), foram:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Noções Aplicáveis aos Servidores Públicos;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Noções de Arquivologia;
- Noções de Gestão de Pessoas;
- Raciocínio Lógico.
Confira todas as informações do concurso, como atribuições, requisitos e conteúdo programático no edital. Para acessar, basta clicar aqui!