O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI ) já projeta uma 2ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) que, possivelmente, poderá ocorrer em 2025.
Durante coletiva de imprensa, a secretária executiva do MGI, Cristina Mori, disse que há um estudo para que haja uma nova seleção no ano que vem.
Quer saber mais sobre o concurso unificado publicado para este ano de 2024 e também o que já se sabe sobre o próximo, previsto para 2025? Venha comigo nesta matéria!
Novo concurso unificado (CNU) pode sair em 2025!
Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a secretária do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori, falou sobre um novo edital CNU.
Segundo ela, o órgão está estudando a possibilidade de uma nova seleção para o ano que vem. Isso animou os concurseiros, ainda mais quem não conseguiu se inscrever na primeira edição.
“É um grande esforço para produzir um concurso como esse, então acreditamos que haverá uma nova edição somente em 2025, mas isso vai depender das vagas aprovados e do orçamento. Estamos começando os estudos agora para entender se vamos ter um número de vagas que justifique a realização de um concurso em escala nacional, como estamos fazendo agora. As vagas que são autorizadas dependem dos órgãos que nos mandaram, então certamente requer uma nova articulação com um novo conjunto de órgãos que tenham vagas supostamente aprovadas”, disse a secretária.
Cristina citou ainda que primeiramente, o MGI deve buscar entender a real necessidade de um órgão para a recomposição do quadro funcional. Assim, definirá as vagas e locais!
“O provável é que, se houver uma nova edição desse concurso, que ele seja feito na virada de 2025 para 2026, se tudo der certo e se a economia até lá der um respiro que nos permita fazer outra edição”, destacou Regina Camargos, secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do MGI.
Também na coletiva, a ministra do MGI, Esther Dweck, reforçou que o modelo de distribuição por blocos deverá ser mantido, em caso de novo concurso unificado.
“A lógica ali (divisão por blocos) é mais pelo tema do que pela vaga e pelo órgão em si. Essa lógica, até esse momento, foi uma boa decisão e, por enquanto, vamos manter”, disse a ministra.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
CNU teve mais de 2 milhões de inscritos na 1º edição
Portanto, ao todo, foram registrados 2.144.435 inscrições no Concurso Nacional Unificado, lançado no fim de 2023 e que teve inscrições encerradas em fevereiro de 2024.
Segundo o levantamento, o Bloco 8 reuniu o maior número de inscritos; a carreira de técnico em indigenismo (Funai) contou com 323.250 candidaturas. Veja a distribuição:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 121.838 inscritos
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 77.943 inscritos
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 102.922 inscritos
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 336.284 inscritos
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 300.766 inscritos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 74.283 inscritos
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 429.370 inscritos
- Bloco 8 – Nível Intermediário: 701.029 inscritos
Assim, a primeira edição do chamado “Enem dos Concursos”, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio, visa o preenchimento de 6.640 cargos em 21 órgãos e entidades.
Lembrando que a banca da seleção é a Fundação Cesgranrio , mas a inscrição precisou ser realizada no próprio site do MGI . A remuneração pode chegar até R$ 22.921,71, além dos benefícios.
Acesse a divisão das vagas e os cargos de cada blocos temáticos do CNU.
Há reserva de vagas no Concurso Unificado?
Lembrando que estão reservados percentuais para cotas no CNU: 5% do total de vagas de cada cargo a candidatos com deficiência e 20% a negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.
Então, confira os cargos e áreas disponíveis no Concurso Nacional Unificado!
Após o período de inscrição, o candidato deve ter atenção às principais datas do CNU. Veja o cronograma da seleção:
- 29 de fevereiro de 2024 – divulgação dos dados finais de inscrições;
- 29 de abril de 2024 – divulgação dos cartões de confirmação;
- 5 de maio de 2024 – aplicação das provas;
- 3 de junho de 2024 – divulgação dos resultados; das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
- 30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados; e
- 5 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Tira-dúvidas sobre o concurso unificado (CNU)!
Como serão as provas do Concurso Unificado?
Assim, a prova será realizada no dia 5 de maio de 2024 e contará com avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas CESGRANRIO
- Confira: Apostila CNU – Comum a Todos os Blocos
Por fim, as avaliações acontecerão em dois turnos, manhã e tarde, será aplicada em 220 cidades do país e estarão a cargo da Fundação Cesgranrio. Veja:
- Matutino
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais com 20 questões + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
- Nível médio: provas objetivas com 20 questões.
- Vespertino
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos com 50 questões;
- Nível médio: provas objetivas com 40 questões.
ATENÇÃO: As matérias para estudo e divisão das questões você encontra dentro de cada um dos editais. Neles também é possível consultar requisitos e atribuições de cada carreira.
Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?
Se você quer ser aprovado no Concurso Unificado (CNU), não perca tempo. Pensando em garantir a melhor preparação para você, produzimos cursos online que vão direto ao ponto.
São videoaulas, plano de estudos, além de tutorias para você tirar todas as suas dúvidas. Tudo elaborado por professores especialistas que são referência no mercado e possuem ampla experiência em concursos públicos.
Além disso, contam com todas as disciplinas gerais e específicas de cada eixo temático que estarão cobrados em sua prova. Clique aqui para saber mais!
Sendo assim, confira abaixo mais materiais da NOVA para sua preparação no CNU:
- Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas
- Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação
- Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
- Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
- Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde
- Bloco 6 – Trabalho e Previdência
- Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação
- Bloco 8 – Nível Intermediário
- Mapa de Questões Online Bloco 8 – Nível Intermediário – 7 mil questões
Quer saber de mais editais de concursos abertos pelo país? Clique e confira!