Há 18 anos sem concurso, um novo edital Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco) deve ser publicado. Acontece que o ministro Camilo Santana reforçou, em ofício, o pedido de um novo concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Segundo o documento, a solicitação visa a autorização de 284 vagas, sendo:
- 136 vagas de nível médio; e
- 148 vagas de nível superior.
Os cargos, distribuição das vagas, especialidades, salários e outras informações não foram detalhadas no ofício.
De acordo com o ministro, o pedido foi enviado no dia 31 de maio de 2023 e ainda não obteve autorização. Com isso, a Fundação poderá ter seu desempenho e funcionalidade afetados decorrente da grande redução de servidores.
“(…) diante da necessidade de fortalecer a Instituição para desempenhar sua missão nas regiões Norte e Nordeste, encaminho o ofício (…) , no qual a Fundaj reitera a referida solicitação, em razão do risco iminente de redução drástica de seu quadro de pessoal nos próximos anos, podendo inviabilizar o funcionamento da Fundação”.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como foi o último concurso Fundaj?
O último concurso Fundaj foi realizado em 2014 para o provimento de 1 vaga de Coordenador de Recursos Logístico, que exige o nível superior na área de Engenharia Civil ou Engenharia Elétrica.
Na época, o edital ofertou salário inicial de R$ 4.402,06, para jornadas de trabalho de 40h semanais.
Os candidatos foram avaliados por meio de análise curricular, elaboração de textos e entrevista.
Já o último certame para o provimento de cargos efetivos foi há 18 anos (2006). Na ocasião, foram ofertadas oportunidades para as carreiras de Analista e Pesquisador em diversas especialidades.
A banca organizadora foi a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas compostas de 64 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Conhecimento de Informática
- Estatística
- Metodologia Cientifica aplicada à Pesquisa Social
- Conhecimentos Específicos
Sobre a Fundaj
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi criada em 1949 e está vinculada ao Ministério da Educação. O seu principal objetivo é promover estudos e pesquisas no campo das ciências sociais em diversas dimensões estratégicas.
A Fundação possui sede no estado de Pernambuco e atua nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. É uma instituição de pesquisa, educação, cultura, preservação da memória e tem como valores o compromisso com as questões sociais, diversidade cultural, interdisciplinaridade, democratização do conhecimento e autonomia intelectual.