Os concurseiros que aguardavam o concurso Funpresp-Exe 2021 já podem começar a se preparar para as avaliações! Foi publicado o edital do processo seletivo, com uma oferta de 53 vagas. Saiba todos os detalhes do documento!
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Foi publicado nesta quarta-feira, 20 de outubro, o edital do concurso da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo. As vagas são para o cargo de Analista, que exige o nível superior.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Além disso, vale destacar que as etapas avaliativas e as lotações para todas as áreas do cargo acontecerão em Brasília/DF.
Quando se iniciam as inscrições?
Os concurseiros interessados no concurso Funpresp-Exe 2021 poderão se inscrever a partir das 10h do dia 27 de outubro, no site da banca organizadora da seleção, o Cebraspe.
Além disso, o processo pode ser realizado até as 18h do dia 19 de novembro. Os candidatos deverão efetuar o pagamento de uma taxa de R$117 para efetivar a inscrição.
Por sua vez, a isenção de taxa pode ser solicitada durante todo o prazo de inscrições pelos candidatos inscritos no CadÚnico e pelos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Concurso Funpresp-Exe 2021: vagas, cargos e salários
O concurso Funpresp-Exe 2021 oferece 53 oportunidades de nível superior para o cargo de Analista de Previdência Complementar. Tal carreira possui uma série de áreas de atuação disponíveis. Confira a distribuição:
- Área de atuação: Administrativa – 4 vagas (3 para ampla concorrência e 1 para candidatos negros);
- Área de atuação: Atuária – 2 vagas (somente para ampla concorrência);
- Área de atuação: Auditoria e Controle – 5 vagas (3 para ampla concorrência, 1 para PcD e 1 para candidatos negros);
- Área de atuação: Comercial – 6 vagas (4 para ampla concorrência, 1 para PcD e 1 para candidatos negros);
- Área de atuação: Comunicação e Ouvidoria – 6 vagas (4 para ampla concorrência, 1 para PcD e 1 para candidatos negros);
- Área de atuação: Contábil – 2 vagas (somente para ampla concorrência);
- Área de atuação: Investimentos – 12 vagas (9 para ampla concorrência, 1 para PcD e 2 para candidatos negros);
- Área de atuação: Jurídica – 6 vagas (2 para ampla concorrência e 1 para candidatos negros);
- Área de atuação: Previdenciária – 7 vagas (5 para ampla concorrência, 1 para PcD e 1 para candidatos negros);
- Área de atuação: Tecnologia – 6 vagas (4 para ampla concorrência, 1 para PcD e 1 para candidatos negros).
Além disso, para concorrer às vagas é necessária a formação de acordo com a respectiva especialidade. Ademais, os salários para todas as áreas possuem o valor de R$6.848, e todas contam com uma jornada de trabalho de 40h semanais.
Quais são os requisitos?
Para participar do novo processo seletivo com lotações em Brasília/DF, é preciso que os candidatos cumpram com os seguintes requisitos básicos:
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Não possuir vínculo funcional de natureza pública ou desempenhar outra atividade remunerada que seja inacumulável ou incompatível com as atribuições do cargo e(ou) com o horário de trabalho na Funpresp-Exe.
- Não ter sofrido condenação definitiva por crime ou contravenção nem penalidade disciplinar, ética ou previdenciária.
- A comprovação do requisito previsto no subitem 3.7 deste edital se dará mediante a apresentação de:
- certidão dos setores de distribuição dos foros criminais das Justiças Federal, Estadual, Eleitoral, Militar Federal e Militar Estadual dos lugares onde o(a) candidato(a) tenha residido nos últimos cinco anos;
- folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos estados onde residiu nos últimos cinco anos; e
- declaração firmada pelo(a) candidato(a), sob as penas da lei (art. 299 do Código Penal).
- Somente serão aceitas certidões expedidas, no máximo, nos 90 dias anteriores à data de entrega fixada no edital de convocação e dentro do prazo de validade específico constante da certidão.
- Caso tenha ocorrido condenação definitiva por crime ou contravenção ou imposição de penalidade disciplinar, ética ou previdenciária, o(a) candidato(a) deverá apresentar, na declaração de que trata a alínea “c” do subitem 3.7.1 deste edital, notícia clara e específica da respectiva ocorrência e os esclarecimentos pertinentes.
- Após a análise da documentação mencionada no subitem 3.7.1 desde edital, a Funpresp-Exe poderá realizar diligências, no intuito de obter outros elementos informativos perante quem os possa fornecer, inclusive convocando o próprio candidato para ser ouvido ou entrevistado, e assegurando, caso a caso, a tramitação reservada de suas atividades.
- Caso venha a conhecimento da Funpresp-Exe fato ou circunstância, em princípio desfavorável à investidura no cargo, e seja necessário esclarecimento, o candidato será convocado para entrevista pessoal e seu comparecimento será obrigatório e às expensas do candidato.
- Analisados os documentos e as situações a que se refere os subitens 3.7.1 e 3.7.2 deste edital e realizadas, se convenientes ou necessárias, as diligências previstas nos subitens 3.7.3 e 3.7.4 desde edital, a Funpresp-Exe manifestar-se-á, fundamentadamente, pela efetivação ou não da contratação.
- Apresentar cópia legível, recente e em bom estado, do documento de identidade.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação.
- Apresentar diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de nível superior, expedido por instituição reconhecida pelo MEC, acompanhado de histórico escolar, em conformidade com a área de atuação para a qual foi o candidato foi aprovado.
- Ter registro de inscrição no IBA ou na OAB, caso tenha sido aprovado para os Cargos 2 ou 8, respectivamente.
- Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, na forma da lei, à época da convocação para a nomeação, inclusive o documento que comprove haver requerido a inscrição e logrado aprovação no Exame promovido pelo Conselho Federal da OAB, nos casos de incompatibilidade anterior para o exercício da advocacia, nos termos da Lei nº 8.906, de 4 de julho 1994.
- Ter aptidão física para o exercício das atribuições do cargo.
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo/área de atuação por ocasião da contratação.
- Cumprir as determinações deste edital e das leis que regem o presente concurso.
Concurso Funpresp-Exe 2021: provas
Além disso, é importante lembrar que todas as provas do concurso Funpresp-Exe 2021, bem como a avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação acontecerão em Brasília/DF.
Durante a seleção, os candidatos deverão passar por 3 etapas avaliativas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva; e
- Avaliação de Títulos.
Ademais, tanto a prova objetiva quanto a discursiva estão previstas para serem realizadas no dia 30 de janeiro de 2022. Para a avaliação objetiva será necessário que os inscritos respondam a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
Já durante a avaliação discursiva os candidatos deverão elaborar um estudo de caso acerca dos temas de Conhecimentos Específicos da respectiva área de atuação.
Por fim, os aprovados nas duas fases anteriores ainda passarão pela Avaliação de Títulos, que valerá 10 pontos.