Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a solicitação para realização de um novo concurso Polícia Penal RJ para o cargo de Policial Penal.
O pedido foi feito pelo deputado Dannel Librelon e encaminhado ao governador Cláudio Castro. Durante reunião entre o Sindicato dos Policiais Penais do Rio de Janeiro (SindSistema) e o secretário de Gestão e Planejamento do Governo do Estado, Adilson Faria, neste mês de março, foram apresentadas as demandas da Polícia Penal RJ.
Entre as reivindicações, estava a realização de novo concurso Polícia Penal RJ e a convocação dos aprovados nos últimos concursos, realizados nos anos de 2003, 2006 e 2012. Confira a solicitação de um novo edital Polícia Penal RJ!
Confira a solicitação de um novo concurso Polícia Penal R
O pedido de um novo concurso Polícia Penal RJ foi encaminhado ao governador Cláudio Castro, com vistas à Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.
Veja o documento:
Vale lembrar que em 2023, foi encaminhado à Secretaria da Casa Civil um ofício solicitando a realização de estudos de impacto financeiro para um novo Concurso Polícia Penal RJ.
Na mesma época, a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, demonstrou interesse em realizar um novo certame, considerando o déficit de 1.400 profissionais.
Portanto, caso o aval para realização do concurso seja concedido, é possível que sejam ofertadas 1.400 vagas de Policial Penal.
Lembrando que o cargo foi transformado em Policial Penal, após regulamentação sancionada pelo Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a carreira passa a exigir o nível superior. Saiba mais, aqui!
Os servidores possuem remuneração inicial de R$ 5.194,40, podendo chegar no valor de R$ 6.412,39 no final da carreira.
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como foi o último concurso?
O último concurso Polícia Penal RJ aconteceu em 2012 para o provimento de oportunidades de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária (atual Polícia Penal).
O responsável pelo certame foi o Ceperj, que aplicou quatro etapas de seleção:
- Prova Escrita de Conhecimentos
- Prova de Capacidade Física
- Exame Psicotécnico
- Exame de Sanidade Físico e Mental
A prova escrita de conhecimentos consistiu em questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Informática
- Direitos Humanos
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direito Penitenciário
Conheça outros concursos que já estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!