O governador Renato Casagrande confirmou a realização de um novo concurso Sedu ES , com a oferta de 1.000 vagas efetivas para Professor em 2024. Veja os detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando sai o edital do concurso Sedu ES?
Assim, o edital do concurso para a Secretaria de Educação do Espírito Santo será publicado nos primeiros meses de 2024.
A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande nesta semana. Assim, a oferta será de 1.000 vagas para Professores em caráter efetivo.
De acordo com o governador, há uma grande necessidade de substituir os professores DTs (designados temporários) por profissionais efetivos. Por isso, o concurso é urgente!
Questionada, a Secretaria de Educação informou que os procedimentos administrativos estão em curso para que o edital saia ainda em 2024.
“A Sedu informa que os procedimentos administrativos estão sendo tomados para que o edital seja publicado neste ano. A secretaria destaca que todos os detalhes serão informados a partir da publicação do edital”, informou a Sedu ES, em nota.
Sendo assim, o próximo passo é formar uma comissão organizadora, que escolherá depois uma banca organizadora e o edital poderá ser publicado em seguida.
É bom lembrar que no último edital divulgado para a Sedu ES, em 2022, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca contratada e responsável pelas etapas do certame.
Confira como foi o último concurso Sedu ES
Sendo assim, o último concurso foi aberto em 2022 e ofertou 1.500 vagas, sendo 600 vagas para a carreira de Agente de Suporte Educacional e 800 oportunidades para a carreira de Professor MaPB (Professor B) divididas entre as seguintes disciplinas:
- Arte: 65 vagas
- Biologia/Ciências: 83 vagas
- Educação Física: 25 vagas
- Filosofia: 5 vagas
- Física: 25 vagas
- Geografia: 60 vagas
- História: 50 vagas
A carreira de Agente de Suporte Educacional exigiu o ensino médio completo e curso de Informática Básica, com carga mínima de 40 horas, realizado em instituição legalmente constituída.
Em contrapartida, a carreira de Professor MaPB exigiu licenciatura em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar, orientação educacional, administração escolar, inspeção escolar ou diploma de licenciatura em Pedagogia com dois anos de experiência docente.
Além disso, os aprovados estiveram remunerados com salários inicias que variavam de R$ 1.889,72 até R$ 4.975,43 de acordo com o nível do diploma.
Como foram as provas?
Os candidatos estiveram avaliados através de três etapas: Prova Objetiva; Prova Discursiva; e Avaliação de Títulos. Nesse sentido, a prova objetiva foi composta de 60 questões; veja:
Agente de Suporte Educacional
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa: 15 questões;
- Uso de tecnologia na educação e Informática Básica: 6 questões;
- Atualidades: 4 questões.
Conhecimentos Específicos:
- Conhecimentos Específicos:
- Legislação Básica: 18 questões;
- Redação de expedientes: 5 questões;
- Noções de relações humanas: 4 questões;
- Noções de Matemática e Raciocínio lógico: 8 questões.
Professor e Pedagogo
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa: 12 questões;
- Psicologia na Aprendizagem: 3 questões;
- Conhecimentos Pedagógicos: 7 questões;
- Uso de tecnologia na educação e Informática Básica: 3 questões.
- Conhecimentos Específicos
- Diretrizes, parâmetros, medidas e dispositivos legais para a Educação: 15 questões;
- Componente curricular do professor B ou P: 20 questões.
Quer conferir mais editais de concursos abertos no Espírito Santo? Clique e confira!
Por outro lado, a prova discursiva para o cargo de agente esteve constituída de uma redação, enquanto para o cargo de professor esteve exigido um estudo de caso.
Posteriormente, os aprovados foram submetidos a avaliação de títulos. Contudo, o certame registrou, ao todo, 57.952 candidaturas.
Vale mencionar que o prazo de validade da seleção soma seis meses, podendo acabar prorrogado uma única vez, por igual período.